sexta-feira, 28 de maio de 2010

A História de uma precursora


A História da televisão brasileira, possui um capítulo especial: a TV Excelsior, que nasceu numa época de pouca tecnologia, numa década de agitação política e de profundo nacionalismo, estes foram os igredientes que circundavam-a. A Excelsior durou apenas 10 anos, pentencente a Mário Wallace Simonsen, empresário consagrado nos anos de 1960, teve uma contribuição importante para o que hoje conhecemos de televisão, já que trouxe diversas novidades. No site Youtube, encontrei alguns vídeos sobre a História da Excelsior.Uma emissora que assim como a Tupi, acabou sendo fechada pela mão dos militares (confira o artigo (A TV Excelsior e a ditadura militar)
Os vídeos são uma produção da SESC TV e são interessantes num olhar histórico, pois apresntam o contexto em que a Excelsior estava inserida. Confira os vídeos abaixo:







Os vídeos além de contarem a história da TV Excelsior, fazem uma menção importante a Álvaro Moya, grande jornalista brasileiro e um dos primeiros diretores da emissora. Moya é autor do livro Gloria in excelsior, publicado em 2004 e que conta a trajetória da emissora.

Fonte: Site Tele-História

Nenhum comentário:

Postar um comentário