domingo, 11 de julho de 2010

Palavras de Ernesto Che Guevara e Salvador Allende

Gostaria de compartilhar o vídeo que eu tive acesso no Youtube. A minha admiração a este homem (Ernesto Che Guevara) vem aumentando a medida que leio mais o seu diário que foi publicado em 1968. Independente de posição política, Guevara foi um símbolo de honestidade em seus propósitos.
De forma clara, humilde tinha um espírito que cativava a todos pela sua sapiência e eloquencia de seu discurso.
Recomendo a leitura do seu diário, onde conta a sua passagem na Bolívia até a sua morte.
Realmente era um ser com propósitos além de seu tempo e homens como Guevara, são raros. Assim como Mário Quintana, Érico Verissimo (guardadas os seus contextos), mas o que pretendo dizer é que devemos nutrir nossas almas com mensagens vivicantes de personalidades que tinham e dizem muito, ao contrário de figuras do cenário de celebridades que falam demais por não terem nada a dizer como já afirmava Renato Russo.
Ernesto Che Guevara, um idealista que tinha muito a dizer.
Prestem atenção em seu discurso em Cuba e percebam a sabedoria em suas palavras.


Dedico este post ao meu querido amigo Mário Sérgio Leandro, a quem sinto saudades e que sempre esteve ao meu lado nesta caminhada.
Para finalizar, deixo o discurso de um outro homem notável da América; Salvador Allende (presidente do Chile deposto e morto em 1973). Neste discurso realizado no México Allende denunciava situação social da América.


Diante de tanta miséria, seja econômica ou intelectual deste páis só me resta a reflexão e o sonho da transformção.
Também dedico este post a um amigo e colega de lida profissional, que acaba de ingressar no curso de História, Henrique Rodrigues de Siqueira e que ao emprestar o Diário de Che Guevara tem me ajudado a refletir um poujco mais sobre tudo isto que chamamos de vida e suas mazelas.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela lembrança, Noé. Vivemos muitas coisas juntos desde a manufatura do Livro Raízes de Alvorada. Aprendi muitas coisas com Che, duas as mais importantes para mim: a crença em si mesmo nos momentos mais difíceis quando nos encontramos sós e a mais importante - transformar-se na Revolução que você quer que aconteça. Essa para mim é a mais emblemática. Se você quer acabar com a Fome, comece com os pobres que estão ao seu redor; se você quer combater a Corrupção, seja uma pessoa íntegra. Personifique aquilo que você quer ver transformado na realidade.
    Um abraço, Noé.

    ResponderExcluir