quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alvorada e suas prefeituras

No dia 17 de setembro de 2007, foi publicado o texto abaixo sobre as sedes da Prefeitura de Alvorada, o texto foi publicado no jornal Zero Hora e foi escrito por mim e pela jornalista Ana Maria Madeira então Diretora de Comunicação Social da Prefeitura de Alvorada, apesar de não constar os nossos nomes no jornal!
Esta é uma singela homenagem a minha querida Alvorada!!! Feliz Aniversário, Terra de Trabalhadores!!!

Matéria publicada na seção Túnel do Tempo em 17/09/2007

Texto: Ana Maria Madeira
Foto antiga: acervo prefeito Carlos Brum
Foto atual: Sandro Rogério
Colaboração de pesquisa: Noé Gomes

Neste 17 de setembro, o município de Alvorada completa 42 anos de emancipação política e na sua história se destaca fato que aconteceu em dezembro de 1975 e curiosamente se repetiu em janeiro de 1976.
Um tornado havia causado pânico nos moradores e destruição na cidade em 15 de dezembro, e, um mês depois disso, mesmo com a comunidade ainda abalada, outro tornado ocorre no município causando mais devassa e inclusive acabando com a sede da Administração Municipal.
A sede era uma construção mista de madeira e alvenaria, como mostra a foto; eram quatro horas da tarde e os servidores da prefeitura estavam em pleno expediente. O então prefeito, Marne Feijó, estava no comando do Governo havia apenas 15 dias.
Os depoimentos de quem estava lá são unânimes quanto ao pavor de ver o teto da construção voar pelos ares e as paredes caírem.
Um galpão abrigou temporariamente o governo da cidade, enquanto se construia, no local do antigo prédio, a nova sede. Três anos e oito meses depois, em 20 de setembro de 1980, a obra foi inaugurada. O prédio ganharia um terceiro piso, em 1991, para receber a Câmara de Vereadores.

Texto também publicado no site da Prefeitura de Alvorada em 17/09/2007
Link relacionado: http://www.alvorada.rs.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=67377

Nenhum comentário:

Postar um comentário