terça-feira, 7 de setembro de 2010

Contradições da História do Brasil

Já pararam para pensar sobre algumas contradições históricas do Brasil? Eis duas, que apresento neste humilde post:

1ª - Dia 07 de setembro, o RS comemora juntamente com o restante do país a "Independência do Brasil", depois de 13 dias, o Estado, comemora o movimento que o separou do Brasil, exaltando líderes de uma das principais revoltas do Período Regencial ( intervalo entre a saída de D. Pedro I e a posse de seu sucessor, D. Pedro II).

2ª - Em 17 de setembro de 1965, o então Passo do Feijó, 3° Distrito de Viamão, emancipa-se tornando-se Alvorada. No mesmo ano, o Governo Militar, liderado pelo Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, lança o chamado Ato Institucional 2 (AI-2).
O AI-2 entre no seu início, tem a seguinte citação: "A Revolução é um movimento que veio da inspiração do povo brasileiro para atender às suas aspirações mais legítimas: erradicar uma situação e uni Governo que afundavam o País na corrupção e na subversão", lançado um mês depois da Emancipação política de Alvorada, previa além do cancelamento de eleições entre outras coisas, tem um artigo que trata da criação de novos municipios, olhem isto:
Art 22 - Somente poderão ser criados Municípios novos depois de feita prova cabal de sua viabilidade econômico-financeira, perante a Assembléia Legislativa.
Como é sabido, Alvorada é uma das cidades mais pobres do Rio Grande do Sul e que na época, não havia condições fianceiras e que sempre teve grandes dificuldades de arrecadação.
Este ó Brasil, um páís cheio de contradições. Confiram também o ato de assinatura do AI-2:



Referências do texto: http://www2.fpa.org.br/o-que-fazemos/memoria-e-historia/1965-ato-institucional-n%C2%BA-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário