quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre a Regulamentação da Profissão de Historiador

Uma importante conquista para nós foi a aprovação pela CAS (Comissão de Assuntos Internos) do Senado a profissão de historiador. O projeto de lei PLS 368/09, do senador Paulo Paim (PT-RS) e que teve como relator o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi aprovado em decisão terminativa.

Como sabemos esta aprovação não significa a proibição do exercício da atividade por aqueles que não possuem graduação ou mestrado ou doutorado em História, no entanto, garante, em concursos públicos, vagas aos indivíduos com formação na área. Vagas para o magistério estão incluídas nesta mudança, bem como estabelece-se a necessidade de participação do historiador na avaliação e seleção de documentos para preservação, na organização de informações para exposições, publicações e eventos, em serviços de pesquisa, e, ainda, a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Apesar deste importante passo, isto não significa que a profissão de historiador esteja, ainda, regulamentada. O projeto continua a tramitar no Congresso Nacional. Resta, agora, acompanhar os próximos passos desta história. E o Blog Falando de História fará um acompanhamento sobre este importante assunto.

Sobre a profissionalização, a ANPHU Nacional, dedica uma página em sua home page, que pode ser acessada pelo seguinte endereço: http://www.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=317




Texto: fragmentos da matéria publicada no site da Revista Tema Livre.


Links relacionados:


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvJJ2kz_zLAqoFFfViiUiZ7MBd0hRVwU_eEIajGwOlsDgEeNqeDIe2_SooW7cQYbQxs_CGzxKCVUwu_hagVsX3U4YtrYU8AYGrIV8D2emSf6EK_FfqFM5PfK2gtbts2KWSJ8MhyV52tlSA/s1600/historiador.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário