sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra


A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.


Neste ano de 2010, também é reverenciada a figura de João Cândido, o "Almirante Negro" que entrou para a História ao resistir as práticas de torturas da Marinha empregadas nos porões de navios aos negros a chibatadas. A "Revolta da Chibata", ficou marcada como um ato de defesa aos direitos humanos. Com o golpe Civil-Militar de 1964, a figura do sul-riograndense João Cândido sofreu a tentativa de ser apagada pelos Militares nas décadas de 1960 e 1970. Hoje, o "Almirante Negro", volta a ser lembrado como ícone de resistência e bravura!

Viva o dia 20 de novembro, viva a negritude brasileira.

Confira, o vídeo com imagens de João Cândido com trilha musical de João Bosco e Aldir Blanc "O Mestre-sala dos Mares". Apresentada a letra original, censurada pela ditadura militar no Brasil.





Imagens:
1- Divulgaç.ão do Dia da Consciência Negra - Site Favas Contadas. Extraída de: www.favascontadas.com.br/wp-content/uploads/2009/11/dia_da_consciencia_negra1.jpg



Fragmentos do texto " Dia Nacional da Consciência Negra" do site do IBGE acessado em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário