sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Edital de seleção para pesquisadores

Aberto o processo seletivo de pesquisadores para o Projeto Quilombo das Américas

Estão abertos os processos seletivos para a contratação da equipe de pesquisadores que dará início ao projeto Quilombo das Américas. O projeto tem por objetivo construir uma rede de articulação de políticas públicas e cooperação entre as comunidades afrorurais do Brasil, Equador, Colômbia e Panamá. As pesquisas serão realizadas em comunidades afrorurais da América Latina e do Caribe. As quais, com suas características diversas recebem diferentes denominações, tais como: quilombolas, palenques, cumbes, maroons, cimarrones. Estes grupos integram uma população de afrodescendentes que, nas Américas, ultrapassa 140 milhões de pessoas. E representa um terço da população total do continente, estimada em 450 milhões de habitantes. O projeto Quilombo das Américas visa a atingir neg ros que têm convivido historicamente com uma situação de extrema exclusão socioeconômica, o que vem colocando em risco, não apenas seres humanos, mas também o riquíssimo acervo cultural por eles construído e as identidades destes povos. Com a rede de políticas públicas, tem-se em vista a promoção da soberania alimentar e a ampliação do acesso aos direitos econômicos, sociais e culturais.

Quem pode concorrer à seleção - As vagas estão abertas para pesquisadores com Mestrado ou Doutorado nas áreas de Ciências Sociais e Ciências da Terra, que tenham experiência prévia junto a comunidades afro rurais e fluência em português e espanhol. Estimulamos, ainda, a participação de candidatos(as) afrodescendentes e mulheres neste processo seletivo.


Coordenado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR, através da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais.


Pesquisador Ciências Sociais Brasil e Colômbia - inscrições até 11 de novembro de 2010

Pesquisador Ciências da Terra Brasil e Colômbia - inscrições até 11 de novembro de 2010

Coordenação de Comunicação Social- Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República

Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906 - Brasília (DF) Telefone: (61) 3411-3670

www.presidencia.gov.br/seppir
http://twitter.com/SEPPIR
Fonte: GT Estudos Étinicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário