sábado, 29 de janeiro de 2011

Fotos coloridas da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, e Guerra das Guerras) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

A primeira fotografia colorida,
 tirada por James Clerk Maxwell em 1861.

Conforme  Enio Leite no site  '"Em 1861, o matemático escocês,físico e filosofo natural, James Clerk Maxwell iniciou as mais importantes investigações relativas á percepção da cor. Demonstrou as bases importantes da fotografia colorida. Seu método consistia em fotografar um elemento colorido três vezes, mantendo a maquina imóvel, utilizando cada filtro de cor fundamental - Vermelho verde e a azul. Através deste processo, conseguia-se três negativos monocromáticos - em preto e branco -distintos, porem cada um com diferentes gradações de cinza. Estes três negativos eram convertidos em slides, sendo projetados cada um dos seus respectivos filtros sobre uma tela branca, de modo que coincidisse exatamente um sobre o outro, reproduzindo-se assim as cores de elemento original. As cores neutras, como o branco, apareciam onde as três cores (Vermelho, Verde, Azul), se misturavam e o preto onde a luz não chegava."

O site "World War I Color Photos" disponibliza  contém centenas de fotos tiradas pelos franceses nos dois últimos anos da Primeira Guerra Mundial, como pode ser notada as fotos possuem as características de coloração de Maxwell.Confiram fotos coloridas da Primeira Colorida. Vale a pena conferir!

As fotos estão disponíveis em: http://www.worldwaronecolorphotos.com/

Links relacionados:


A primeira fotografia colorida, tirada por James Clerk Maxwell em 1861. Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7f/Tartan_Ribbon.jpg/220px-Tartan_Ribbon.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário