segunda-feira, 7 de março de 2011

Definição de História


Por Marcelo Ferrando Castro

Definindo a história é mais difícil do que imaginávamos . Poderíamos dizer que é a ciência social que estuda o nosso passado , e nós estamos bem, mas para quem ? Este é o lugar onde devemos estar e descobrir o que isso significa para a história varia ao longo do tempo , assim como as ideologias daqueles que buscam definir. Não é a mesma coisa que ver um liberal marxista, uma vez que dependem de diferentes meios de comunicação ou para explicar os acontecimentos.
Clio, a musa da história
Mas o mais importante é, sem dúvida, o tempo , porque o mundo contemporâneo, a história é a ciência que estuda o passado, mas nos tempos antigos era a investigação do passado próximo, vividas pelos autores . Atualmente, nós definimos como uma doença crônica, masHeródoto , o primeiro historiador, que era história.
No entanto, as fontes foram manipulados exclusivamente doiso que o autor viveu , como mencionado, mas também como eles viveram e disseram que outros que , embora a credibilidade que não tem a mesma, de modo que a Atualmente, não pode ser tomado como confiável. Sim, mas levando-os a confiar em cada uma das questões com uma pinça.
Continuando com o exemplo de Heródoto, nós temos o " nove livros de História ", onde ele nos conta a Guerra Médica , bem como as suas experiências no exterior, reunindo todas as informações que ele estava morando em nove volumes interessantes e fontes utilizadas na hoje por sua alta confiabilidade.
No mundo greco-romano , no entanto, a história estava apenas muito recente o passado , ou seja, há alguns anos atrás, quando tudo isso foi chamado de " antiquário ", com o agravante de que não estavam interessados em estudos de investigação, ou analisá-lo, mas foi relegado inteiramente.
Já na Idade Média, a definição da história começa a tomar sua forma atual.Os poucos monges e escribas colocar no papel todas as suas experiências, bem traduzida e estudada tudo o que aconteceu antes, começando a dar mais importância para todo o passado , sempre tendo como objeto de estudo o ser humano ao longo do tempo.
Leopold von Ranke
Atingido o século XIX , o alemã oLeopold von Ranke ( 1795 - 1886 ), dá muito mais importante quando ocupava até então, a taxa máxima que a história começou a ser estudado nas universidades europeias, mas somente no século XX o é formalizada como uma ciência maior, quando em Berlim inaugura aFaculdade de Letras da Universidade da cidade.
Deve-se notar também que von Ranke é considerado o pai da historiografia científica , utilizando o estudo da história apenas fontes primárias, algo que sobressai acima do resto dos historiadores. Porque é muito simples, quando estudamos o passado, corremos o risco de cometer o erro de acreditar na literatura e não as fontes .
O que temos em mente é que a literatura é escrito por alguém que lida e interpretada com uma fonte primária, que, se lermos os textos, ficamos a saber informações parciais " contaminados "com a ideologia e pensamentos do escritor, seja religioso, político, social, etc Nessas situações, von Ranke acreditava exclusivamente em fontes primárias e, portanto, o estudo da história poderia ser mais verdadeiro.
Continuando o século XX ( e deixando de lado von Ranke ), começaram a ser criados nas universidades várias faculdades que ensinavam história como uma ciência, mas é encontrado com outros nomes, como Faculdade de Ciências Humanas, Geografia e História e Ciências Sociais , para chegar ao nosso tempo atual, onde não existem cadeiras dedicada exclusivamente ao estudo do mesmo.
O que é história?
A diferenciação é mais clara é a história com a história. "s Story ( maiúscula) é a própria disciplina, enquanto a história ( com minúscula ) é o objeto de estudo do primeiro. Assim, a história pode ser dividida em três ramos principais que nos dão a explicação final do que é:
  1. Historiografia : Os textos que se refletem sobre os acontecimentos passados, feita por historiadores e especialistas.
  2. Historiologia : O termo cunhado por José Ortega y Gasset para indicar a reflexão sobre o passado, ou seja, não os textos que estudamos, mas aqueles que nos ensinam a maneira em que a história nos deu a conhecer.
  3. Historiosofia, ou Filosofia da História : Estudo do tempo histórico, com suas peculiaridades, especulando sobre a evolução humana e investigar os personagens que, finalmente, fazer a nossa história.
Como conclusão final, podemos dizer que a história é o estudo de nosso passado , bem como o futuro da humanidade, aplicando técnicas de objectivo e rigoroso estudo científico se obter resultados reais ( de lado as ideologias, como já mencionado ), e com base em vários objectos de estudo , colocando-os em determinados períodos de tempo, bem como sobre os personagens que são os que conduzem finalmente o nosso caminho no mundo.
Imagens: Domínio Público
Fonte: Site Red Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário