segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agenda de Eventos CPDOC/FGV

Fonte da imagem: Site da Revista Mosaico CPDOC/FGV


1. Debate aberto: Para onde vai a Primavera Árabe (São Paulo)

Depois de uma longa estagnação, o mundo árabe está passando por uma mudança histórica, mas não há consenso sobre como pensar sobre os eventos recentes, e quais serão as implicações geopolíticas. As revoltas são um antídoto para o 11 de setembro? Como os países não-árabes da região acompanham os acontecimentos? Qual o lugar do Islã Político afinal? Essas são algumas das inúmeras questões que nos assolam ao ler as notícias dos últimos meses sobre as revoltas no Oriente Médio. O debate justamente tratará de algumas destas, apresentando a visão de jovens pesquisadores que se debruçam sobre o tema.
A mesa será composta pelas professoras Juliana Viggiano (FGV), Monique Sochaczewski Goldfeld (FGV) e pelo professor Paulo Daniel Farah (USP). A mediação será feita pelo professor Oliver Stuenkel (FGV). O evento é promovido pelo Centro de Relações Internacionais da FGV sediado no CPDOC. 


Data: 11 de maio de 2011, quarta-feira 
Horário: 14h 
Local: EESP - Fundação Getulio Vargas, 5º andar, sala 5000
Rua Itapeva, 474, São Paulo

2. Reunião: Laboratório de Estudos sobre Militares

Dando continuidade às suas atividades, o Laboratório de Estudos sobre Militares (LEM) do CPDOC convida a todos para sua quinta reunião, com apresentações de:
Sabrina Medeiros (Professora da Escola de Guerra Naval - EGN e da Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) 
Comunicação: "Reputação internacional e a variável militar".
Aline Prado Atassio (Doutoranda em Ciências Sociais - PPGCSo - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar) 
Comunicação: "EsSA: um estudo sociopolítico sobre a formação de praças do Exército".

Data: 13 de maio de 2011, sexta-feira 
Horário: 16h 
Local: Auditório 1013 - 10º andar - Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo, 190 - Rio de Janeiro/RJ

3. Conferência: Marchandage, fixation autoritaire et enchères dans l’Europe préindustrielle: la fixation des prix comme jeu social

O Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV convida para a conferência Marchandage, fixation autoritaire et enchères dans l’Europe préindustrielle : la fixation des prix comme jeu social a ser realizada no dia 18 de maio, às 16h.
A conferencista, Laurence Fontaine (CNRS – França), é historiadora e diretora de pesquisas do CNRS, na França. Entre suas publicações mais recentes está L’économie morale: pauvreté, crédit et confiance dans l’Europe préindustrielle (Paris, Gallimard, 2008). 

A conferência será em francês. 
Data: 18 de maio de 2011 - quarta-feira 
Horário: 16h 
Local: Auditório 1333 (13º andar) - Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo 190 - Rio de Janeiro/RJ

4. Palestra: Sleepwalking into the next crisis? Global Economic Governance since the crash

O Centro de Relações Internacionais convida para a palestra a ser proferida por Ngaire Woods. Ngaire Woods é professora de Economia Política Internacional da Universidade de Oxford e Diretora Acadêmica da Blavatnik School of Government na mesma Universidade. Ela também é Diretora do Global Economic Governance Programme. Seus livros mais recentes incluem Networks of Influence? Developing Countries in a Networked Global Order (com Leonardo Martinez-Diaz, 2009), The Politics of Global Regulation (com Walter Mattli, 2009) e The Globilizers: the IMF, the World Bank and their Borrowers (2006).
Após a palestra, a professora Woods fará uma breve apresentação sobre a Blavatnik School, seu programa de Pós-Graduação e oportunidades para estrangeiros. 


Data: 18 de maio de 2011, quarta-feira 
Horário: 18h30 
Local: Auditório do 12º andar - Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo, 190.

5. Mesa redonda: Edison Carneiro e o negro no pensamento social brasileiro

O Laboratório de Pensamento Social do CPDOC convida para a mesa-redonda a ser realizada no dia 19 de maio às 15 horas. A mesa será composta por Lilia Schwarcz (USP), Luiz Alberto Couceiro (UFRJ) e Verena Alberti (CPDOC). 


Data: 19 de maio de 2011, quinta-feira 
Horário: 15h 
Local: Auditório 1333 (13º andar) - Fundação Getulio Vargas
Praia de Botafogo, 190 - Rio de Janeiro/RJ

6. Seleção de bolsista: Bolsa de Pesquisa Konrad Adenauer

O Centro de Relações Internacionais, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer no Brasil, comunica a abertura do processo para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Pesquisa Konrad Adenauer em Estudos Europeus. As inscrições estão abertas até 5 de junho. O edital completo, com detalhes sobre a bolsa e o perfil pretendido dos candidatos, está disponível na página http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/Edital%20KAS.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário