sábado, 25 de junho de 2011

Tese de doutorado vira livro sobre o poder militar no País

Fonte da  Imagem: ULBRA

O professor de Ciência Política da ULBRA, Everton Rodrigo Santos, buscando respostas sobre o período da ditadura militar no Brasil, transformou sua pesquisa em livro. Poder e dominação no Brasil - A Escola Superior de Guerra (1974-1989) que trata do poder militar no País a partir do estudo da Escola Superior de Guerra (ESG), uma instituição de altos estudos, civis e militares, criada em 1949.

O professor explica que o tema central da tese veio inspirado na Ciência Política para representar o cenário militar da época: “Através do ponto de vista teórico, busquei preencher as lacunas para mostrar e compreender como eles se comportavam naquele período”. 


Everton comenta que o cenário que existiu com os militares protagonistas hoje é completamente diferente com a democracia, entretanto, o militarismo ainda possui uma posição com bastante influência na Constituição. “Os militares teoricamente saíram de cena do poder político, mas ainda estão presentes, pois mesmo com processos transitórios eles continuam influentes na Constituição”, completa.

Com seu estudo de caso se transformando em livro, o professor busca estimular e incentivar seus alunos a transitarem pelo campo da pesquisa: “É um prazer contribuir com um material que eu mesmo fiz agregando conhecimento em sala de aula”. Everton ainda deixa uma dica a respeito da Ciência Política, pois a graduação é essencial entre as relações do cotidiano: “As pessoas têm que ter conhecimento em política, mesmo que seja mínimo, para aprimorar suas relações e transitar em suas profissões”.

O livro Poder e dominação no Brasil - A Escola Superior de Guerra (1974-1989), da Editora Sulina, está à venda nas livrarias da Grande Porto Alegre.

Fonte: Coordenação do Curso de Ciência Política da ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário