segunda-feira, 27 de junho de 2011

TVE-RS exibe documentário sobre a história do Coojornal

“Coojornal – um jornal de jornalistas sob o regime militar” vai ao ar no próximo sábado, 2/07, às 22h.

O filme recupera a trajetória do jornal, editado pela Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (1975-1982) e que se caracterizou pela valorização da reportagem, qualidade editorial e compromisso com a verdade. Produzido pela Manga Rosa Filmes, o audiovisual tem cerca de uma hora de duração e traz depoimentos de jornalistas e colaboradores do Coojornal. Profissionais como Ayrton Centeno, Elmar Bones, Edgar Vasques, Eduardo Bueno, Jacqueline Joner, José Guaraci Fraga, José Vieira da Cunha, Jorge Polydoro, Juarez Fonseca, Marco Túlio de Rose, Rafael Guimaraens, entre outros, relatam a experiência de terem participado daquele momento histórico.

O documentário é dirigido por Carlos Carmo, tem pesquisa e roteiro de Ayrton Centeno e fotografia de Jaime Lerner. O patrocínio do projeto é da Caixa Econômica Federal e da Petrobras.

A produção do filme faz parte do Projeto Coojornal, lançado no início de junho, e que tem o objetivo de resgatar a memória do mensário. Também fazem parte do projeto um livro de reportagens selecionadas e uma exposição de capas. O projeto, realizado pela editora Libretos, se completará com a digitalização de todas as edições do Coojornal. Os exemplares da publicação serão escaneados e catalogados para pesquisas online. A coleção digital, que terá 500 exemplares, será doada para os institutos de pesquisa em Comunicação do Estado.

Para saber mais acesse http://www.coojornal.com.br/

TVE-RS (Canal 7 UHF - Porto Alegre)
Site: http://www.tve.com.br/
Documentário “Coojornal – um jornal de jornalistas sob o regime militar”
Sábado, 02/07, às 22h

Fonte: Acessoria de Comunicação da Fudação Cultural Piratini

Nenhum comentário:

Postar um comentário