quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A História e a Infância

Hoje, 12 de outubro, é a data alusiva às crianças, o Blog Falando de História propõe uma reflexão sobre a temática da infância. 

Num mundo onde o consumo é tudo, as crianças fazem parte de um grande mercado consumidor. A nossa intenção deste post é o de refletir a construção histórica desta personagem que foi construída ao longo do processo histórico, pra isto, indicamos o documentário "A Invenção da Infância", vencedor de vários prêmios e no qual colocamos  abaixo. 

A  descrição posta no Youtube, disponível em partes, que fizemos questão de reproduzir, retrata a importância e a relevância deste tema para a análise do passado e do presente no Brasil:
O sensível documentário de Liliana Sulzbach produzido há quase uma década, ainda é muito atual. Alguns dos aspectos que a diretora destaca em seu curta sobre as disparidades vividas pelas crianças brasileiras de diferentes grupos sociais em diferentes regiões do país tornaram-se, ao longo desses oito anos, mais polarizados.
A discussão central deste documentário é o ser criança do ponto de vista de várias crianças depoentes pertencentes a diferentes grupos socioeconômicos, moradoras de centros urbanos e de regiões agrárias com e sem direito à educação de qualidade, exploradas como força de trabalho e/ou hiperestimuladas por meio de rotinas estafantes que as afastam de viver a infância como uma fase especial da vida.
O documentário está organizado em blocos de discussão sobre a experiência de ser criança no Brasil. Cada vez que a voz off (narração de Kiko Vaz) aparece, ela demarca um dos blocos de discussão, a saber: a gênese do conceito de infância e seu desenvolvimento até os dias atuais, forçando os expectadores a questionarem suas concepções sobre a infância com as experiências vividas pelas crianças brasileiras em diferentes realidades sociais.
 Observação: a descrição que foi posta acima não é a mesma do vídeo que compartilhamos abaixo.



Também encontramos, disponível no Scribid, o livro A História da Infância, de Giorgio Agamben, que traz considerações importantes acerca da temática:

Agamben, G. - Infancia e historia [1979]

Portanto, a temática é muito rica e o dia propõe uma reflexão profunda. Esperamos que consigamos contribuir para esta reflexão.


Mais:
http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=368
http://www.scielo.br/pdf/cp/v35n125/a1435125.pdf
http://www.unicentro.br/editora/revistas/analecta/v3n2/artigo%204%20hist%F3ria%20da%20inf%E2ncia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário