sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Informe ANPHU Nacional

EDITORIAL


Aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro nas dependências do Conselho Nacional de Educação - CNE o Seminário Internacional sobre Avaliação na Educação Básica. Estavam presentes representantes do Canadá, Chile, Portugal, Argentina e Equador para debaterem as experiências internacionais de avaliação do programa PISA – Programme for Internacional Student Assessment. Foi um evento para nos fazer refletir sobre o processo de avaliação da educação básica, no qual estão envolvidos 65 países. Mais do que um processo avaliativo, o PISA é um indicador desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O PISA constitui-se em um programa internacional que avalia o desempenho de estudantes na faixa-etária dos 15 anos, idade média do término da escolaridade básica obrigatória na maioria das nações. O indicador é resultante das provas adotadas a partir de um eixo temático de três áreas distintas que as compõem: Leitura, Matemática e Ciência. Em sentido estrito, trata-se de um teste padronizado para aferir e avaliar a qualidade dos sistemas educacionais nestes países, incluindo o Brasil.

Para quase todos especialistas que estiveram presentes ao seminário a aplicação destes testes é apresentada como uma solução simples para o que, na realidade, é uma questão muito mais complexa. Ou seja, o PISA, assim como qualquer outro instrumento de avaliação de desempenho, apresenta, no melhor dos casos, uma fotografia de uma parte que os alunos podem realizar, todavia, estes mesmos testes não nos dizem tudo o que podem fazer nem porque podem ou não fazer.

Nesse sentido, o PISA tem levado muitos governos, incluindo o nosso, a orientarem suas formulações no campo da educação pelos resultados do referido programa. Destaque-se também o papel da mídia, que dá publicidade, a partir de manchetes sensacionalistas, sobre o desempenho dos países em função da pontuação recebida. É singular o modo como o governo se posicionou sobre os resultados do PISA: "O Pisa produz indicadores que contribuem, dentro e fora dos países participantes, para discutir a qualidade da educação básica e subsidiar políticas nacionais de melhoria da educação. O Ministério da Educação usará seus resultados para orientar os investimentos e ajudas técnicas com mais efetividade. É a primeira vez que os dados são divulgados por estado, diz o ministro Fernando Haddad".

Para além destes aspectos, vale destacar que estas avaliações padronizadas e seus usos estão marcadas cada vez mais pela inserção dos países participantes no mercado global, em que a educação está sendo submetida. 

Não podemos considerar uma avaliação que testa apenas um grupo de três áreas do conhecimento (matemática, ciências e leitura) possa determinar a qualidade do sistema educacional. É importante questionar porque outras disciplinas como as das áreas das Ciências Humanas, desprivilegiadas e não avaliadas? Portanto, esse programa não pode ser visto ou analisado como um instrumento que ofereça um julgamento definitivo da qualidade do sistema educacional de um país.

No último resultado da avaliação, o Brasil ocupou a 53ª colocação, entre os 65. O país ficou um ponto à frente da Colômbia, mas um ponto atrás da Jordânia. Estas diferenças de um ponto para cima ou para baixo nos fizeram melhor ou pior que estes países? A nossa educação, a partir deste resultado, melhorou? Estas tabelas criam de fato uma expectativa positiva ou negativa na mídia, que de posse destes dados, tão limitados e simplistas, estimulam padrões de avaliação desenvolvendo o "ranqueamento" das escolas criando a falsa impressão de que estas estatísticas são de alguma forma, um ranking das melhores e piores escolas do Brasil, criando-se a panacéia da comparação.

O convite formulado a Anpuh pela Câmara de Educação Básica nos colocou diante dos reais problemas advindos do programa PISA e que parecem orientar o MEC e sua enxurrada de avaliações, tais como a Provinha Brasil, Saeb, Prova Brasil, Encceja e Enem. Portanto, termos participado deste seminário, foi fundamental para entendermos que os processos de avaliação a que estamos submetidos, notadamente na educação básica, são frutos dos acordos bilaterais e da imposição de organismos como a OCDE.
Por tudo isso, não podemos deixar de estar presentes nestes fóruns, nem delegar a outros o papel de também discutir os modelos de avaliação que serão implementados no futuro documento das Diretrizes Conceituais e Operacionais para a Avaliação na Educação Básica.

Carlos Augusto Lima Ferreira

Departamento de Educação e Mestrado em História da UEFS
2º Secretário da Anpuh Nacional


NOTÍCIAS DA GESTÃO


1- Mudança Estatutária e Regimento Interno.
Estamos, em função de uma série de exigências burocráticas, na etapa final do registro desses documentos e da Ata da última Assembléia Geral em cartório de SP.

2- Comissão da Verdade.
A Diretoria considerou que a ANPUH deveria ter uma participação ativa na Comissão da Verdade já que ela diz respeito, com suas possibilidades e limites, ao conhecimento da história recente de nosso país e, por isso, deve incluir historiadores em sua composição, já que, por formação, são esses os profissionais mais habilitados a investigarem o passado. Para isso, procurou a Secretaria de Direitos Humanos a fim de recomendar nomes de historiadores associados à entidade, com reconhecimento na área e sólida trajetória intelectual. A assessoria da Secretária Maria do Rosário mostrou-se simpática ao pleito e, no momento, estamos em negociação para que nossa demanda seja atendida e também quanto ao perfil dos indicados.

3- Memórias Reveladas.
Atendendo à solicitação do Projeto Memórias Reveladas, coordenado pelo Arquivo Nacional, que visa à manutenção de uma rede de acervos referentes ao período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), a ANPUH indicou os nomes dos colegas Antonio Celso Ferreira (UNESP) e Carla Simone Rodeghero (UFRGS), respectivamente, titular e suplente, para integrar o seu Conselho Consultivo.

4- Campanha de Filiação.
Será iniciada, no próximo ano, uma campanha de filiação de professores da rede escolar à ANPUH com o objetivo de ampliar e fortalecer ainda mais nossa entidade, incorporando as demandas desse segmento tão importante para a produção e a divulgação do conhecimento histórico. O lema será: "Lugar de professor de História é na ANPUH".

5- Documentos Judiciais.
A ANPUH, em conjunto com a ANPUH-RS, tem se envolvido ativamente nas negociações com o Tribunal de Justiça do RS para evitar o descarte de milhares de processos judiciais que se constituem em fontes fundamentais para o conhecimento histórico. A nacional e a regional, em conjunto com representantes de cursos de História do estado, enviaram ao presidente do Tribunal um documento expondo o ponto de vista dos historiadores.
Para ler a íntegra do documento clique aqui.
Ainda no que tange à documentação judicial, a ANPUH tem se empenhado, junto ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), através de sua representante, colega Tânia Bessone (UERJ), para evitar a destruição desses acervos, possibilidade aberta pela Recomendação 37 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Sugerimos a todas as regionais e associados que fiquem atentos aos encaminhamentos dessa Recomendação nos tribunais de seus estados para que, juntos, possamos evitar os seus efeitos deletérios ao conhecimento histórico.

6- Regulamentação da Profissão.
Na Câmara Federal, o projeto de regulamentação deu mais um passo ao ser aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Ver notícia aqui.
Em relação ao Senado, o presidente da ANPUH tem procurado informar-se da tramitação junto ao gabinete do Senador Cristovam Buarque, que atualmente está com a relatoria do projeto na Comissão de Assuntos Sociais.

6- ANPUH e Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em História.
A diretoria da ANPUH em ação conjunta com a coordenação do Fórum de PPGH enviou neste mês uma carta manifestando sua opinião às diretorias da Capes e CNPq sobre o novo programa federal intitulado Ciência sem Fronteiras. Confiram o documento nosso site.
A mesma ação conjunta foi realizada enviando uma carta à Capes em prol de um novo edital Pró-Livros.

7- Chamada de artigos - Revista Brasileira de História
RBH 63 (junho/2012) – Igreja e Estado
Prazo para envio de colaborações: 31 de março de 2012
RBH 64 (dezembro/2012) – Trabalho e Trabalhadores
Prazo para envio de colaborações: 31 de agosto de 2012
Informamos também que a edição 61 já teve mais de oito mil acessos no Scielo. Essa marca supera a de qualquer outro lançamento da RBH, mesmo tendo ido ao ar no Scielo três semanas após seu lançamento no site da RBH.
A próxima edição da RBH, nº62, dossiê Festas, está sendo finalizada. A previsão de lançamento é para dezembro de 2011, em nosso site e no Scielo. Trata-se de uma continuação da edição anterior em comemoração aos cinquenta anos de ANPUH e trinta de RBH. 2

8- Chamada de Artigos - Revista História Hoje.
A revista História Hoje anuncia abertura de nova série e divulga chamada para submissão de artigos para o biênio 2011/2013 conforme o seguinte calendário
V. 1, n. 1: Dossiê Temático O ensino de História da África e da Cultura Afrobrasileira
Data para submissão de artigos livres : 20 de dezembro de 2011
Lançamento do número: Julho/2012
V 1, n. 2: Dossiê Temático O ensino da História Indígena
Data limite para submissão de artigos livres: 20 de junho de 2012
Lançamento do número: Janeiro/2013
V. 2, . 3: Dossiê Temático: O lugar da formação do professor nos cursos de História
Data limite para submissão de artigos livres: 20 de dezembro de 2012
Lançamento do número: Julho/2013
V. 2, n. 4: Dossiê Temático: O ensino de História e o tempo presente
Data limite para submissão de artigos livres: 20 de junho de 2013
Lançamento do número: Janeiro/2014

NOTÍCIAS DA GESTÃ CONCURSOS, EDITAIS & PROCESSOS SELETIVOS


PROFESSOR TEMPORÁRIO DE PRÉ-HISTÓRIA E HISTÓRIA ANTIGA
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Inscrições: até 27/11/2011
Mais informações
DIVERSAS VAGAS E AREAS PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Inscrições: até 28/11/2012
Mais informações
PROFESSOR ADJUNTO DE HISTÓRIA MODERNA
Instituição: Universidade de Brasília (UNB)
Inscrições: até 30/11/2011
Mais informações
UMA VAGA PARA PROFESSOR DE HISTÓRIA DO BRASIL E HISTÓRIA DO CEARÁ
Instituição: Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)
Inscrições: até 02/12/2011
Mais informações
DOCENTE EM HISTÓRIA DA AMÉRICA PORTUGUESA
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)
Inscrições: até 06/12/2011
Mais informações
MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis)
Inscrições: até 10/12/2011
Mais informações
MESTRADO EM HISTÓRIA
Instituição: Universidade de Passo Fundo (UPF)
Inscrições: até 14/12/2011
Mais informações
BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORAMENTO DA FAPESP
Instituição: Centro de Estudos da Metrópole
Inscrições: até 16/12/2011
Mais informações
UMA VAGA PROF ADJUNTO DE PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Inscrições: até 05/01/2012
Mais informações
UMA VAGA PROF ADJUNTO DE TEORIA DA HISTÓRIA / HISTORIOGRAFIA
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Inscrições: até 05/01/2012
Mais informações
4 VAGAS - PROFESSOR DE HISTÓRIA - NÃO TITULAR
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIOESTE)
Inscrições: até 20/01/2012
Mais informações
UMA VAGA - PROFESSOR DE ENSINO DE HISTÓRIAEDITAL - NÃO TITULAR
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNIOESTE)
Inscrições: até 20/01/2012
Mais informações
MESTRADO EM HISTÓRIA DO BRASIL
Instituição: Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
Inscrições: até 27/01/2012
Mais informações
MESTRADO EM HISTÓRIA SOCIAL
Instituição: Universidade Severino Sombra
Inscrições: até 27/02/2012
Mais informações
PRÊMIO INTERNACIONAL EM HISTÓRIA: IMPÉRIO, TERRA E TERRITÓRIO
Instituição: Várias instituições
Inscrições: até 31/03/2012
Mais informações

LANÇAMENTOS  DE LIVROS

O LIVRO PEDRO E OS LOBOS – OS ANOS DE CHUMBO NA TRAJETÓRIA DE UM GUERRILHEIRO URBANO
Autor: José Roberto Laque
Mais informações















A IMAGINAÇÃO REVOLUCIONÁRIA - POLÍTICA, LITERATURA E CINEMA NO MÉXICO
Autor: Sebastião Guilherme Albano
Editora: Annablume
Mais informações













EXPERIÊNCIAS DA EMANCIPAÇÃO : BIOGRAFIAS, INSTITUIÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS NO PÓS-ABOLIÇÃO (1890-1980)
Organizadores: Flávio Gomes e Petrônio Domingues
Editora:Grupo editorial Summus
Mais informações













REPRESENTAÇÕES UTÓPICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor: Antonio Simplicio de Almeida Neto
Editora: FAP-UNIFESP
Mais informações

















DO LADO DE CÁ: FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DO AMAPÁ
Organizadores: Augusto Oliveira, Alexandre Amaral, Dorival Santos, Paulo Cambraia e Sidney Lobato
Editora: Autêntica
Mais informações













TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO - UM DEBATE TRANSDISCIPLINAR
Organizadores: Ricardo Rezende Figueira, Adonia Antunes Prado e Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior
Editora: Mauad
Mais informações









ENCRUZILHADAS DA LIBERDADE - HISTÓRIAS DE ESCRAVOS E LIBERTOS NA BAHIA (1870-1910)
Autora: Marcus Marciano Gonçalves da Silveira
Editora: Walter Fraga Filho
Mais informações













FRONTEIRAS DE TENSÃO: POLÍTICA E VIOLÊNCIA NAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO
Autor: Gabriel Feltran
Editora: Unesp
Mais informações











ENSINO DE HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS DE UMA DISCUSSÃO CONTEMPORÂNEA
Autor: Luis Fernando Cerri
Editora: FGV
Mais informações











A ÁSIA NO SÉCULO XXI: OLHARES BRASILEIROS
Organizadores: Angelo Segrillo e Charles Pennaforte
Editora: Lea-USP e CENEGRI

Mais informações















CONGRESSOS & EVENTOS 



VIII SEMANA DE HISTÓRIA: NOS ENTREMEIOS DA HISTÓRIA E DA CULTURA (novo)
Data: 28 de novembro a 01 de dezembro de 2011
Local: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM)
Mais informações
II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIAS DAS CIÊNCIAS - ENAPEHC 2011
Data: 29 de novembro a 02 de dezembro de 2011
Local: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mais informações
II ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDO E TRABALHO EM HISTÓRIA E LINGUAGEM: LINGUAGEM NO MUNDO, MUNDO NA LINGUAGEM (novo)
Data: 30 de novembro a 01 de dezembro de 2011
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mais informações
IV ENCONTRO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE O IMPÉRIO ROMANO E MEDITERRÂNEO ANTIGO (novo)
Data: 30 de novembro a 02 de dezembro de 2011
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações
I ENCONTRO DE HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL DO PARÁ (novo)
Data: 08 a 10 de dezembro de 2011
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mais informações
II COLÓQUIO NACIONAL MICHEL FOUCAULT: O GOVERNO DA INFÂNCIA
Data: 12 a 14 de dezembro de 2011
Local: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Mais informações
I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ARQUIVOS (novo)
Data: 15 a 17 de dezembro de 2011
Local: Brasilia (acesse o site p/ maiores informações)
Mais informações
VII SEMINÁRIO NACIONAL DO CENTRO DE MEMÓRIA: MEMÓRIA, CIDADE E EDUCAÇÃO DAS SENSIBILIDADES (novo)
Data: 13 a 15 de fevereiro de 2012
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações
I CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO E VII ENCONTRO DA REGIÃO NORTE DE HISTÓRIA ORAL - HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE & ORALIDADES NA AMAZÔNIA (novo)
Data: 27 a 30 de março de 2012
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA)
Mais informações
SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIAS DO PÓS-ABOLIÇÃO NO MUNDO ATLÂNTICO
Data: 14 a 16 maio de 2012
Local: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mais informações
SIMPÓSIO CENTENÁRIO CONTESTADO: 1912 - 2012
Local/Data: Universidade Federal de Santa Catarina (29 de maio a 1° de junho de 2012), na Universidade Federal de Pelotas (29 a 31 de agosto de 2012) e em Chapecó, na Universidade Federal da Fronteira Sul (de 18 a 22 de outubro de 2012)
Mais informações
VI SIMPÓSIO SOLCHA - SOCIEDAD LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DE HISTORIA AMBIENTAL (novo)
Data: 06 a 08 de junho de 2012
Local: Villa de Leyva, Colômbia
Mais informações
VI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL: ESCRITAS DA HISTÓRIA: VER – SENTIR – NARRAR (novo)
Data: 24 a 28 de junho de 2012
Local: Universidade Federal do Piaui (UFPI)
Mais informações
VIII ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA e III ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE ENSINO DE HISTÓRIA (novo)
Data: 02 a 05 de julho de 2012
Local: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Mais informações
XI ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA (novo)
Data: 10 a 13 de julho de 2012
Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mais informações
IX CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: RITUAIS, ESPAÇOS E PATRIMÔNIOS ESCOLARES (novo)
Data: 12 a 15 de julho de 2012
Local: Universidade de Lisboa (UL)
Mais informações
15ª CONFERENCIA DO INTERNATIONAL PLANNING HISTORY SOCIETY (novo)
Data: 15 a 18 de julho de 2012
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações
54 CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS: CONSTRUINDO DIÁLOGOS NAS AMÉRICAS
Data: 15 a 20 de julho de 2012
Local: Universidade de Viena
Mais informações
CONGRÈS INTERNATIONAL DE RECHERCHE EN SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES
Data: 24 a 28 de julho de 2012
Local: Hotel Concorde La Fayette, Paris, França
Mais informações
VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-BA: POVOS INDÍGENAS, AFRICANIDADES E DIVERSIDADE CULTURAL - PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E ENSINO (novo)
Data: 13 a 16 de agosto de 2012
Local: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Ilhéus)
Mais informações
XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SC: TEMPO, MEMÓRIAS E EXPECTATIVAS (novo)
Data: 19 a 22 de agosto de 2012
Local: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Mais informações
13º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA (novo)
Data: 03 e 06 de setembro de 2012
Local: Universidade de São Paulo (USP)
Mais informações
XI ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-MS: HISTÓRIA E DIVERSIDADE: ENSINO E PESQUISA NAS FRONTEIRAS (novo)
Data: 01 a 05 de outubro de 2012
Local: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Mais informações



CHAMADAS DE TEXTOS



REVISTA FATO & VERSÕES (novo)
Tema: Neoliberalismo, Globalização e Lutas Sociais
Prazo: 30/11/2011Site
REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA (novo)
Tema: Acesse o site
Prazo: 02/12/2011Site
REVISTA HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA (novo)
Tema: História e Biografia: aproximações, desafios e implicações teóricas no campo historiográfico.
Prazo: 15/12/2011
Tema: Diálogos Historiográficos.
Prazo: 15/05/2012Site
REVISTA ESTUDOS HISTÓRICOS
Tema: Anos 1960
Prazo: 31/12/2011
Tema: Países de Língua Portuguesa
Prazo: 30/06/2012
Tema: História e Audiovisual
Prazo: 31/12/2012
Tema: Raça e História
Prazo: 30/06/2013
Site
REVISTA CPC 14 (novo)
Tema: Acesse o site
Prazo: 26/02/2012Site
PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (novo)
Tema: Memória da escravidão
Prazo: 28/02/2012
Tema: Folclore Brasileiro e os seu lugares de memória
Prazo: 30/07/2012
Tema: Cultura indígena e identidades
Prazo: 28/02/2013
Tema: Fotografia e seus usos
Prazo: 30/07/2013Site
CONFLUENZE RIVISTA DI STUDI IBEROAMERICANI (novo)
Tema: Travelers and travels: visions and representations
Prazo: 01/03/2012
Tema: Rethinking Authoritarianism
Prazo: 01/09/2012
Site
REVISTA HISTÓRIA: QUESTÕES E DEBATES
Tema: Brasil-Alemanha: entrelaçamentos culturais e intelectuais
Prazo: 03/2012Site
REVISTA CONFLUÊNCIAS CULTURAIS (novo)
Tema: Educação, Patrimônio Cultural e Memória Social
Prazo: 31/03/2012Site
REVISTA MIRABILIA
Tema: Mística e Milenarismo na Idade Médial
Prazo: 01/05/2012Site
REVISTA ANOS 90 (novo)
Tema: Ditaduras de Segurança Nacional no Cone Sul
Prazo: 30/05/2012
Tema: História e Mídia
Prazo: 30/07/2012
Site
REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS (novo)
Tema: Fluxo Contínuo
Prazo: Acesse o siteSite


Fonte: ANPHU Nacional


Informativo Eletrônico da ANPUH - Edição nº 17 - Ano 3
Expediente: Antonio Celso Ferreira (editor), Pablo Serrano (secretário), Mario Guimarães (webdesigner). Todos os direitos reservados. www.anpuh.org
Fale conosco: informe@anpuh.org

0 comentários:

Postar um comentário