quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Acervo de Luiz Carlos Prestes é doado ao Arquivo Nacional

Em cerimônia oficial realizada hoje, no Arquivo Nacional, Maria Prestes, viúva do "Cavaleiro da Esperança", doou a documentação de Luiz Carlos Prestes que se encontrava sob sua custódia. Hoje, 03 de janeiro, Prestes completaria 114 anos.

O acervo é composto por vinte e sete pastas, contendo documentos escritos e iconográficos, produzidos e/ou acumulados pelo casal Maria e Luiz Carlos Prestes principalmente entre as décadas de 1970 e 1990. Desse acervo, constam ainda registros produzidos posteriormente ao falecimento de Prestes, referentes às homenagens póstumas que recebeu.

Entre os documentos escritos que foram doados, encontram-se correspondências trocadas com familiares, amigos e líderes políticos de várias nacionalidades; relatórios de reuniões políticas; anotações, comentários e transcrições feitos por Prestes a partir da leitura de livros e jornais; aulas e textos referentes ao Partido Comunista Brasileiro; discursos, artigos, entrevistas, diplomas, moções de congratulação e outras homenagens concedidas a Prestes por entidades diversas; recortes de jornais e revistas referentes à sua trajetória, incluindo documentos posteriores ao seu falecimento, como os que tratam da inauguração do Memorial Coluna Prestes, em 1997.

Segundo Luiz Carlos Prestes Filho, merece destaque, em termos políticos, os documentos que registram o empenho de seu pai - durante o período em que esteve exilado em Moscou, na década de 1970 - em denunciar à comunidade internacional a tortura e os assassinatos praticados pelo regime militar no Brasil.

Na década de 1980, Prestes publicou artigos, proferiu palestras e participou de eventos, produzindo e difundindo análises da conjuntura política nacional e internacional. Foi agraciado com homenagens diversas. Faleceu em 1990, no Rio de Janeiro (RJ).

Esses documentos se juntam às cópias de três manuscritos de Prestes, doados ao Arquivo Nacional em 2010, e cujos originais encontram-se no Arquivo do Estado Russo de História Política e Social, localizado em Moscou.

Assessoria de Comunicação - Gabin/Ascom


Nenhum comentário:

Postar um comentário