sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os Historiadores e a Comissão da Verdade

Em novembro do ano passado, o professor Carlos Fico realizou uma videopalestra sobre a temática da Comissão da Verdade, provada pelo Congresso Nacional com a  função apurar as violações aos direitos humanos ocorridas em nosso país entre 1946 e 1988. Na ocasião o professor Fico forneceu diversos apontamentos sobre o tema. No dia 13 de novembro de 2011,  foi postada a videopalestra que um dia antes foi realizada e transmitida ao vivo pelo site Café História.

A ANPHU Nacional emitiu em seu site uma nota sobre a participação dos historiadores nesta Comissão da Verdade, a entidade posiciona-se  de forma favorável a esta participação, ao passo que a fala do professor Fico é contrária a esta participação.

A nossa intenção não é o de criticar tanto o professor Fico nem tampouco o posicionamento da ANPHU. Pensamos que é necessário verificar as posições e que cada colega faça a sua reflexão sobre o assunto.

Links relacionados:

Palestra com Carlos Fico: Comissão da Verdade. Disponível no Blog FH em: http://falando-historia.blogspot.com/2011/11/palestra-com-carlos-fico-comissao-da.html

Posição da Diretoria da ANPHU Sobre a Participação dos Historiadores na Comissão (Site da ANPHU Nacional) Disponível em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2486

Arquivo relacionado:


Mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário