sexta-feira, 16 de março de 2012

Museu Joaquim José Felizardo lança exposição no dia 24 de março de 2012

Estagiários da ULBRA colaboram em mostra

Foto: professora Maria Angélica Zubaran (Divulgação Curso de
História da ULBRA)
A mostra O Solar que virou Museu: Memórias e Histórias está quase pronta para receber o público no Museu Joaquim José Felizardo, em Porto Alegre. A professora do curso de História da ULBRA Canoas, Maria Angélica Zubaran, que é diretora do Museu há dois anos, destaca que estudantes da Universidade também colaboraram na pesquisa de documentos históricos e organização da exposição.

De acordo com a professora Maria Angélica, a exibição resgata a história da família de Lopo Gonçalves Bastos, antigo proprietário do solar. Ela destaca que a mostra também tem a intenção de lembrar as décadas de 1960 e 1970, quando o prédio estava abandonado, homenageando um grupo de pessoas que se mobilizou no lançamento de uma campanha para a preservação do local e criação do Museu.

A professora do curso de História da ULBRA destaca a importância do convênio entre a Universidade e o Museu, explicando que os estudantes atuam como estagiários, sendo alguns já contratados pela Prefeitura de Porto Alegre, ou como colaboradores voluntários.

A exposição é acessível também a deficientes visuais através do audioguia, uma proposta que integra a iniciativa Museu para Todos. “A ideia é que as pessoas participem mais e possam se apropriar da história da comunidade onde vivem, que muitas vezes não é conhecida”, destaca.

A exibição será inaugurada no sábado, 24.03, a partir das 17 horas, e passará a fazer parte do acervo do Museu que fica na Rua João Alfredo, 582, bairro Cidade Baixa, Porto Alegre. Mais informações sobre o horário de funcionamento do local e agendamento de visitas em grupo podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289.8096 ou 3228.2788. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário