domingo, 15 de julho de 2012

14 de julho de 1789: Revolução Francesa: a Bastilha nas mãos do povo


Por: Lucyanne Mano

O povo de Paris tomou a Bastilha. Esta jornada é a um só tempo um grande acontecimento histórico e um símbolo. A monarquia dos Bourbons foi derrubada. A partir deste momento, um novo olhar paira sobre a França: um país livre. Os poderes do rei estão restritos, a nobreza perde suas regalias e o povo é inserido na arena política. É a ascensão da burguesia.


Divisor de águas na história européia, a Revolução Francesa foi uma resposta ao absolutismo. Seus líderes foram influenciados pela Revolução Norte-Americana e contaram com grande apoio das massas populares. A inquietação social e política, motivada principalmente por problemas financeiros, fez com que Luís XVI convocasse os Estados Gerais, ato que contribuiu com o desencadear dos acontecimentos.

Dos Estados Gerais, emergiu a Assembléia Nacional e uma nova constituição, que aboliu o antigo regime, nacionalizou as terras da Igreja e dividiu o país em departamentos, a serem governados por assembléias eleitas. O receio de uma reação por parte da realeza levou à agitação social, à queda da Bastilha e à captura do rei pela Guarda Nacional.

O que ocorreu nos anos seguintes foi uma explosão nunca vista na política do país, orquestrada pela sanguinária Era do Terror. Um acontecimento que dividiu os franceses entre realistas e republicanos, católicos e anticlericais, de maneira permanente e duradoura. 

A Revolução Francesa fracassou em produzir uma forma estável de governo republicano e diversas facções burguesas lutaram pelo poder e nele se revezaram até que a última tentativa de administração se rendeu à força de Napoleão. Foi o legado desses conflitos revolucionários - muito mais do que as consequências da industrialização e da organização - que tornou a França um país quase ingovernável no século XIX.

Fonte: Blog Hoje na História CPDOC/Jornal do Brasil. Disponível em: http://jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=30256

Link Relacionado:
1989: Bicentenário da Revolução Francesa. Blog Hoje na História. Disponível em: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=3746


Vídeo relacionado:


"Revolução Francesa", documetário produzido  pela History Channel

Revolução Francesa from FLAVINOS on Vimeo.


2 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog caro colega historiador. Deveria ter mais assim! Otimo trabalho de pesquisas tambem.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo Comentário e pelo prestígio a este humilde espaço. Um abraço Noé

    ResponderExcluir