segunda-feira, 26 de agosto de 2013

26 de agosto de 1978 - Habemus Papam! Cardeal Luciani é o escolhido

Jornal do Brasil: 27 de agosto de 1978

Por: Lucyanne Mano

Um breve Papado de surpresas


A primeira surpresa aconteceu em pouco mais de 26 horas, após três apurações, numa das mais rápidas eleições da História da Igreja Católica, até então. Os 111 cardeais do Conclave do Vaticano escolheram como 262º sucessor de São Pedro, o Cardeal Albino Luciani, Patriarca de Veneza, 65 anos, com nome de João Paulo I, numa homenagem a seus dois antecessores. Outra surpresa: ele sequer constava na lista dospapabili.



À rapidez da eleição seguiu-se uma hora de dúvida na Praça de São Pedro, onde os presentes não conseguiam distinguir a cor da fumaça que saía da chaminé da Capela Sistina: de início escura, depois cinzenta e finalmente branca, mas turva.


Jornal do Brasil: 27 de agosto de 1978

A escolha do Conclave recaiu sobre um Cardeal de experiência exclusivamente pastoral, nunca ocupante de nunciaturas ou cargos na Cúria. Moderado, de sólida formação teológica, defensor da tradição e ortodoxia da Igreja, condenava rigorosamente as aberturas no campo do controle de natalidade, do celibato, entre outros princípios que já vinham sendo questionados naquela época.

A última surpresa foi o curto pontificado de João Paulo I. Coroado no dia 3 de setembro de 1978, o Papa foi encontrado morto em seu quarto 25 dias depois. Segundo a versão oficial do Vaticano, vítima de um ataque cardíaco durante o sono. Contudo, até hoje especula-se a respeito das verdadeiras circunstâncias de sua morte naquela madrugada de 28 de setembro.

Fonte: Blog Hoje na História/CPDOC-Jornal do Brasil. Disponível em:  http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=27881

Nenhum comentário:

Postar um comentário