Histórico do Falando de História

O Blog Falando de História é uma das plataformas preconizadas, por um projeto que levou o mesmo nome e que se tornou em Ação Falando de História (Ação FH) é um conjunto de ações sociais voltadas para o conhecimento histórico, formação sociocultural e consolidação da cidadania. O Falando de História surgiu como ideia em 2005, quando ainda na condição de acadêmico, Noé Gomes expôs uma proposta de criação de um espaço na internet sobre História que tivesse credibilidade e fizesse uma divulgação de materiais e espaços comprometidos pelo conhecimento histórico. Entretanto, passaram-se 4 anos, no final de 2009, quando a ideia foi posta em prática, na época com o nome “Conversando Sobre História”, o Portal nasceu tendo de ser alterado para o atual nome devido a problema de registro. O ano de 2010, foi marcado de poucos avanços no Portal, onde somente meses depois de seu registro é que foi ao ar uma primeira versão do website. Em 2011, o Portal sofreu grandes mudanças a partir do mês de janeiro deste ano, o trabalho antes executado somente por Noé Gomes ganha repercussão, principalmente a partir do Blog FH e com isso forma-se uma equipe para a sua manutenção. A mudança em sua estrutura é significativa, um grande marco foi a criação da seção “Páginas Especias” e “Indicações de Leitura”. Entretanto devido a falta de tempo, o Portal sofre uma grande desatualização tendo que ser reatualizado e reestruturado no início de 2012.



Também em 2011 foi importantíssimo para esta plataforma, no mês de outubro, o Falando de História é exposto na 1ª Semana Acadêmica de História da ULBRA, neste evento as ações do Falando de História que eram intituladas como ” Projeto acabam sendo de maneira sugestiva por Roberto dos Santos (Coordenador do Curso de História da ULBRA) a serem designadas como “Ação Falando de História”, já que no seu entender as ideias já estavam sendo postas em prática, sugestão assimilada pelo grupo de integrantes, todos alunos e ex-alunos do Curso de História da ULBRA Canoas; 

 O ano de 2012, é o inicio de um grande desafio para o Portal e  Blog FH que sofre a sua quarta grande reestruturação. Tem como meta alavancar seções como “Entrevistas”, “Indicações de Leitura”, “Páginas Especiais” e ativar a seção de Colunas que por problemas técnicos ainda não pode se tornar ativa. Todas as metas para o Portal FH para o ano de 2012, estão no Plano de Metas para 2012.

Importante Este Site não visa fins lucrativos. O seu único objetivo é promover a integração entre a pesquisa e a docência em História. Todo o nosso acervo é de uso público e gratuito. Geralmente os artigos contidos neste sítio eletrônico são sempre assinados e publicados com o consentimento do autor, podendo haver casos em que não há um pedido formal. mas sempre há a política de citação da fonte onde os mesmos são extraídos.

O Falando de História ficou parado entre os anos de 2018 a 2022, período em que Noé Gomes esteve a frente de outro projeto, A Voz da Legalidade posteriormente denominado Mundo de Noelcio, contra o Fascismo instaurado com a ascensão de Bolsonaro em 2018. 

Em abril de 2022, retoma o Falando de História com a proposta de manter a luta contra o embrutecimento do Bolsonarismo e do Lulopetismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário