A TVE apresentou nesta terça, 20/09/11 o especial sobre o Massacre de Porongos . No programa foi abordado o genocídio sofrido pelos negros da Infantaria Farroupilha, que foram desarmados e mortos no Cerro dos Porongos, em Piratini, no dia 14 de novembro de 1844, pouco antes do fim da Guerra dos Farrapos.
Foram convidados para falar sobre o assunto os historiadores Moacyr Flores, autor do livro Negros na Revolução Farroupilha – Traição em Porongos e farsa em Ponche Verde, Juremir Machado da Silva, autor do livro História regional da infâmia - O destino dos negros e outras iniquidades brasileiras (ou como se produzem os imaginários), e o diretor técnico do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) Cláudio Knierim, que fala sobre a contribuição dos negros para a formação da identidade do gaúcho.Os acontecimentos envolvendo o Massacre de Porongos não estão registrados na chamada história oficial. Durante a Guerra dos Farrapos, uma das tropas, que era composta por escravos, foi assassinada em função de um acordo de paz entre o Barão de Caxias, representante do Império, e o líder republicano David Canabarro.O especial sobre o Massacre de Porongos tem apresentação de Alan Barcellos e direção de Vera Cardozo.
A Acessora de Comunicação Social da Fundação Cultural Piratini, a Anahy Metz, informa que o programa será reprisado neste domingo, 25/09, às 22h30min.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Diretoria de Marketing Cultural da Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão
Nenhum comentário:
Postar um comentário