Fonte da Imagem: Wikipédia |
O famoso viajante Auguste de Saint-Hilaire é, na verdade, um desconhecido entre nós. Poucos detalhes de sua vida e de sua obra foram estudados. Na França atual, ele é um personagem esquecido, o que não aconteceu em sua época, quando ocupou posição de prestígio no meio cientifico parisiense e francês. Saint-Hilaire buscou fazer de sua viagem ao Brasil, realizada entre 1816 e 1822, um modelo no que diz respeito à forma como os cientistas da Europa civilizada deveriam se relacionar com os demais países do globo. Além disso, o botânico quis atuar como um viajante-naturalista exemplar e usar suas credenciais científicas – somadas a suas relações familiares na França da Restauração - para garantir boa situação quando de retorno à França.
Sua contribuição se faz importante para a Historiografia, devido o fato de ter co como suas principais fontes a literatura de viagens do século XIX.
Hoje fazem 222 anos de nascimento de Saint-Hilaire, evidente que o esquecimento não apaga o seu mérito e brilhantismo. Num mundo como o de hoje, onde é preconizada por grande parte da mídia a celebridade do que ser artista, intelectual, ativista é que nesta simples homenagem estendemos a todos aqueles que contribuíram para o crescimento do nosso país e que hoje talvez não significam mais que nomes de nobres e ilustres desconhecidos, mas que não precisam de holofotes para serem considerados grandes personalidades.
Link Relacionado: Auguste de Saint-Hilaire, viajante exemplar. KURY, Lorelai. Disponível em: http://www.intellectus.uerj.br/Textos/Ano2n1/Texto%20de%20%20Lorelai%20Kury.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário