A  proposta  do  Falando  de História  está  assentada  em  três pilares:
Ética;
Relevância  para  a comunidade e
Liberdade  de  expressão  e  opinião.
Este  site  não  busca  ser “politicamente correto”,  mas  correto  eticamente. Jamais  será  a  finalidade  ofender,  discriminar  ou  prejudicar  alhures. 
O  compromisso  do  Falando de História  (Blog,  Portal  e Podcast)  é  a divulgação  da agenda  acadêmica, de  conteúdos  de estudo  e divulgação  de  outros  espaços  relevantes.  Por  isso,  todo  e  qualquer  material  disponibilizado  tem  sua  origem  citada.  Em  nome  de  uma  ação  ética que  respeite  os  demais  que  o  Falando  de História  tem  interesse de  popularizar  a História  e os  saberes das Ciências Humanas,  mas  jamais  o Falando de História  se  ocupará em  “vulgarizar”   o  conhecimento  histórico.
A  vulgarização  do  conhecimento  como  um  todo  se  dá  através da prática  de uma “pesquisa”  que  não  analisa  suas fontes,  a  internet  está  repleta de  sites  plagiadores  que  reproduzem  sem  ao  menos  saber  o  que está  divulgando.  Na  condição  de  editor  informo  que  este  site respeita  a  todos,  o  saber  histórico-historiográfico sempre  citando  as fontes, dando  os  devidos  créditos.
Também  é  valorizada  a relevância  para  a comunidade. 
Relevância  não  significa  que  este  trabalho  é  para  multidões,  mas  sim  para colegas  historiadores, professores,  estudantes  em  geral  que  queiram  fazer  do  conhecimento  um  elemento  de  crescimento pessoal (seja  intelectual como  também na  formação  de  uma  sociedade  mais  culta  e  consciente! 
No  que  concerne  a liberdade  de  expressão  e  opinião,  todos  aqui  poderão emitir  suas avaliações  e impressões,  desde  que  com  respeito   e  fundamento.  ESTE  SITE  NÃO  POSSUÍ  QUALQUER  LIGAÇÃO  PARTIDÁRIA,  isso  não  impede  que  sejam  trazidas  temáticas  no  que  tange  o  campo  político,  em  tempos  em  que  vivemos  é  mais  que  importante  que  coloquiemos  temáticas  com  esta  natureza. Porém já  ocorreu  episódios  de  intolerância  ou  desvio  de interpretação  de  algum  material  divulgado.  A  DIVERGÊNCIA  NÃO PODE  SER  JAMAIS  CONFUNDIDA  COM  IMPOSIÇÃO  PELA  FORÇA  DE IDEOLOGIAS  OU  OPINIÕES. 
Sem  mais, 
Noé  Gomes 
 São  Leopoldo, 19 de  outubro  de 2017
Sobre o  Blog  e  Editor
Este blog é fruto de um conjunto de ações sociais voltadas para o conhecimento histórico, formação sociocultural e consolidação da cidadania, surgiu como ideia em 2005, quando ainda na condição de acadêmico, Noé Gomes expôs uma proposta de criação de um espaço na internet sobre História que tivesse credibilidade e fizesse uma divulgação de materiais e espaços comprometidos pelo conhecimento histórico.
Este blog é fruto de um conjunto de ações sociais voltadas para o conhecimento histórico, formação sociocultural e consolidação da cidadania, surgiu como ideia em 2005, quando ainda na condição de acadêmico, Noé Gomes expôs uma proposta de criação de um espaço na internet sobre História que tivesse credibilidade e fizesse uma divulgação de materiais e espaços comprometidos pelo conhecimento histórico.
Tem como objetivo criar meios de acesso aos espaços proporcionados pela evolução acadêmica, cientifica e tecnológica, utilizando a inclusão digital alinhada às ações de cunho social como fatores determinantes para capacitação e conscientização do individuo como agente da História e consequentemente da sociedade em que vive.
O Blog F H já foi dirigido  por um Conselho Editorial  formado por outros membros que a partir de março de 2013, se desligaram e  que por decisão de todos, este espaço é mantido por seu idealizador, como nos seus primeiros momentos de sua criação.
Conheça mais sobre o editor deste blog:
Conheça mais sobre o editor deste blog:
Noé Gino Porto Gomes
Licenciado (2011) e Bacharel (2012) em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Iniciou sua trajetória profissional/acadêmica na Secretaria Municipal de Cultura e Desporto – SMCD de Alvorada-RS, na condição de estagiário de 2006 a 2008, participando do projeto “Conhecer para Preservar”(2006) que culminou na obra “Raízes de Alvorada”. Atualmente é professor de História da Rede Publica Estadual. Ocupa a função de secretário no GT Acervos: história, memória e patrimônio vinculado à Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) É o criador e idealizador do Blog e Portal Falando de História.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6685910635372410
Contato: gomesnoe@falandodehistoria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário