Principios Editoriais

A proposta do Falando de História está assentada em três pilares: Ética; Relevância para a comunidade e Liberdade de expressão e opinião. Este site não busca ser “politicamente correto”, mas correto eticamente. Jamais será a finalidade ofender, discriminar ou prejudicar alhures. 

O compromisso do Falando de História (Blog, Portal e Podcast) é a divulgação da agenda acadêmica, de conteúdos de estudo e divulgação de outros espaços relevantes. Por isso, todo e qualquer material disponibilizado tem sua origem citada. Em nome de uma ação ética que respeite os demais que o Falando de História tem interesse de popularizar a História e os saberes das Ciências Humanas, mas jamais o Falando de História se ocupará em “vulgarizar” o conhecimento histórico. A vulgarização do conhecimento como um todo se dá através da prática de uma “pesquisa” que não analisa suas fontes, a internet está repleta de sites plagiadores que reproduzem sem ao menos saber o que está divulgando. Na condição de editor informo que este site respeita a todos, o saber histórico-historiográfico sempre citando as fontes, dando os devidos créditos. Também é valorizada a relevância para a comunidade. 

Relevância não significa que este trabalho é para multidões, mas sim para colegas historiadores, professores, estudantes em geral que queiram fazer do conhecimento um elemento de crescimento pessoal (seja intelectual como também na formação de uma sociedade mais culta e consciente! 

No que concerne a liberdade de expressão e opinião, todos aqui poderão emitir suas avaliações e impressões, desde que com respeito e fundamento. ESTE SITE NÃO POSSUÍ QUALQUER LIGAÇÃO PARTIDÁRIA, isso não impede que sejam trazidas temáticas no que tange o campo político, em tempos em que vivemos é mais que importante que coloquiemos temáticas com esta natureza. Porém já ocorreu episódios de intolerância ou desvio de interpretação de algum material divulgado. A DIVERGÊNCIA NÃO PODE SER JAMAIS CONFUNDIDA COM IMPOSIÇÃO PELA FORÇA DE IDEOLOGIAS OU OPINIÕES. 

Sem mais, 

Noé Gomes 

 São Leopoldo, 19 de outubro de 2017


Sobre o  Blog  e  Editor

Este blog é  fruto de  um conjunto de ações sociais voltadas para o conhecimento histórico, formação sociocultural e consolidação da cidadania, surgiu como ideia em 2005, quando ainda na condição de acadêmico, Noé Gomes expôs uma proposta de criação de um espaço na internet sobre História que tivesse credibilidade e fizesse uma divulgação de materiais e espaços comprometidos pelo conhecimento histórico.

Tem como objetivo criar meios de acesso aos espaços proporcionados pela evolução acadêmica, cientifica e tecnológica, utilizando a inclusão digital alinhada às ações de cunho social como fatores determinantes para capacitação e conscientização do individuo como agente da História e consequentemente da sociedade em que vive.

O Blog F H já foi dirigido  por um Conselho Editorial  formado por outros membros que a partir de março de 2013, se desligaram e  que por decisão de todos, este espaço é mantido por seu idealizador, como nos seus primeiros momentos de sua criação.

Conheça mais sobre o editor deste blog:

Noé Gino Porto Gomes
Licenciado (2011) e Bacharel (2012) em História pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Iniciou sua trajetória profissional/acadêmica na Secretaria Municipal de Cultura e Desporto – SMCD de Alvorada-RS, na condição de estagiário de 2006 a 2008, participando do projeto “Conhecer para Preservar”(2006) que culminou na obra “Raízes de Alvorada”. Atualmente é professor de História da Rede Publica Estadual. Ocupa a função de secretário no GT Acervos: história, memória e patrimônio vinculado à Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) É o criador e idealizador do Blog e Portal Falando de História.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6685910635372410


Nenhum comentário:

Postar um comentário