sábado, 10 de abril de 2010

FestiPoa Literária - 2010



De 20 a 25 de abril acontece em Porto Alegre a terceira edição da FestiPoa Literária – a festa da literatura da Capital gaúcha. Serão seis dias de intensa festividade literária, em que mais de 50 escritores, poetas e artistas gaúchos e nacionais participam de painéis, debates, saraus, oficinas, exposições, espetáculos, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e shows.

A programação é gratuita e acontece nas livrarias Palavraria (Av. Vasco da Gama, 165) e Letras & Cia (Av. Osvaldo Aranha, 444), Espaço Cultural Casa dos Bancários e CineBancários, (Rua Gen. Câmara, 424), Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (Rua Riachuelo, 1257), Sala Álvaro Moreira (Av. Érico Veríssimo, 307), Zelig Bar (Rua Sarmento Leite, 1086), Pé Palito Bar (Rua João Alfredo, 577) e OX/Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960).

Neste ano, o evento presta uma homenagem ao ficcionista e tradutor alegretense Sergio Faraco, que participará de atividade de abertura da FestiPoa, falando sobre conto e tradução. Também é destaque a presença do coletivo Dulcinéia Catadora, que fará três lançamentos: coletâneas de crônicas de Fabrício Carpinejar e de contos de Altair Martins e Monique Revillion.

A coordenadora do coletivo, a artista plástica Lúcia Rosa, virá pela primeira vez a Porto Alegre para promover esses três primeiros títulos de autores gaúchos lançados pela Dulcinéia. Haverá, ainda, no dia 13 de abril, antecipando o evento, o lançamento da coletânea “O melhor da festa, vol. 2”, que reúne contos, crônicas, poemas e tiras de quadrinhos de trinta escritores que participaram da edição 2009 da FestiPoa.

No Cinebancários, no dia 21 de abril, acontecerá a estreia em Porto Alegre do filme “Só dez por cento é mentira” – desbiografia oficial do poeta Manoel de Barros. No dia seguinte, dia 22, também no Cinebancários, haverá uma homenagem ao poeta Ferreira Gullar, que completa 80 anos em 2010, com a exibição dos filmes “O canto e a fúria”, “Necessidade da Arte”, de Zelito Viana, e “Por acaso Gullar”, de Rodrigo Bittencourt e Maria Rezende.

Nos dias 22 e 23, a sala Álvaro Moreira será palco das leituras de “Diálogos espectrais”, espetáculo de Ivo Bender, e de poemas da poeta Ana Mariano, pela atriz Sofia Salvatori.

Entre os participantes desta edição já estão confirmadas as presenças de Alexandre Rodrigues, Altair Martins, Amilcar Bettega, Ana Mariano, Antonio Xerxenesky, Cardoso, Cíntia Moscovich, Clô Barcelos, Edgar Vasques, Fabriano Rocha, Ivo Bender, Jorge Furtado, Laís Chaffe, Lima Trindade, Luís Dill, Luis Paulo Faccioli, Luis Serguilha, Luis Turiba, Lúcia Rosa, Marcelino Freire, Marcelo Spalding, Marco Cena, Monique Revillion, Nanni Rios, Nei Lopes, Pena Cabreira, Ronald Augusto, Xico Sá e Wladimir Cazé.

A programação completa do evento será divulgada no início de abril.

A FestiPoa Literária é idealizada e coordenada por Fernando Ramos, editor do jornal Vaia (www.jornalvaia.com.br), que produz o evento em parceria com as livrarias Letras & Cia e Palavraria.
Mais informações em www.festipoaliteraria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário