O GT História e Educação informa que no dia 03 de Julho de 2010, das 9h às 12 horas
Sala 916 da Faculdade de Educação - UFRGS, ocorrerá reunião que tratará dos seguintes assuntos:
1) XVI Jornada de Ensino de História e Educação "Políticas Públicas e desafios para o Ensino de História", a ser realizado na FEEVALE, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2010. Detalhes finais da organização do evento e sua divulgação.
2) Conforme o GT, ficou combinado que haverá uma atividade de discussão das “Lições do Rio Grande”, material produzido pelo Governo do Estado e distribuído pra todas as escolas do RS. A proposta é discutir o material específico da área de História, que está dividido conforme segue:
* 1º livro - 5ª e 6ª séries – Migrações, sociedade e história;
* 2º livro - 7ª e 8ª – Representações, movimentos políticos e identidade social;
* 3º livro - 1º ano do Ensino Médio – Industrialização e estrutura social: Inglaterra e Brasil (séculos XVIII – XX);
* 4º livro - 2º e 3º ano do Ensino Médio – Direitos Humanos e questão racial: Brasil, Estados Unidos e África do Sul (século XX),
A ideia, segundo o GT é que todos façam a leitura prévia do material selecionado, para que possamos discuti-lo na próxima reunião do GT. Para organizar a discussão do material, que está todo disponível na internet, pensamos na seguinte dinâmica:
* Primeira parte: discussão do Referencial Curricular – Ciências Humanas e suas tecnologias. Como o material é abrangente (inclui uma discussão mais geral, sobre referenciais curriculares para a educação básica no século XXI, trata da questão da gestão da escola, competências e habilidades, caracterização da área de Ciências Humanas, etc), selecionamos a parte específica de História.
São 17 páginas (p. 51 a p. 67), incluindo: Introdução; I – A disciplina de História; II – Como ensinar História?; III – Conceitos estruturantes; IV – Eixos temáticos e seleção de conteúdos; V - Estratégias para a ação docente e avaliação; Conclusão e Referências.
Link para acessar o material: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_vol5.pdf
* Segunda parte: A partir da análise do referencial, passaremos ao material destinado aos alunos; propomos, para este primeiro encontro, a análise dos dois livros correspondentes ao Ensino Fundamental. O material não é muito extenso: o livro referente a 5ª e 6ª séries, na parte específica de História, inicia na página 137 e termina na 152. O outro livro - 7ª e 8ª - vai da página 131 até a 150
Link para acessar o material:
Livro 5ª e 6ª séries: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_aluno_EF_56.pdf
Livro 7ª e 8ª séries: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_aluno_EF_78.pdf
* O GT História e Educação, solicita para uma melhor análise deste material, propomos também a discussão do Caderno do Professor, com as instruções referentes a cada livro. No caso dos dois livros do Ensino Fundamental, o material fica em torno de 25 páginas.
Link para acessar o material: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/refer_curric_prof_vol5.pdf
As coordenadoras do GT História da Educação, Alessandra Gasparotto e Maria Aparecida Bergamaschi, ressaltam que como é um material extenso e talvez nem todos tenham possibilidade de aprofundar o estudo de todos os textos, sugerimos escolher a parte que trata do nível de ensino que mais lhe interessa. Inclusive podem nos informar da escolha, para que organizemos melhor a discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário