Mapa do centro de Porto Alegre antigo, moedas e cédulas falsas, fotografias da ponte de Arroio Grande são alguns dos documentos históricos presentes em processos baixados da Justiça Federal de RS (JFRS). O Memorial da instituição está trabalhando no restauro de ações judiciais do período de 1890 a 1937, recebidos recentemente do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) para guarda permanente. O material que está sendo descoberto é rico para compreensão da história do Rio Grande do Sul e do Brasil e já está disponível para pesquisa.
Mapa da cidade de Porto Alegre em 1820 |
Os processos envolvem, entre outros temas, questões de contrabando, tributos, falsificação de moedas, desapropriações de terras para construções de ferrovias, portos ou hospitais, e demandas relativas ao Exército e aos conflitos ocorridos no Estado, como a Revolução Federalista e a Revolta dos Tenentes. A descrição arquivística será, posteriormente, cadastrada no sistema online IcaAtom, acessível pela internet.
Pesquisas ao acervo histórico podem ser solicitadas por e-mail ou telefone |
O material também está disponível para consulta na sede da JFRS em Porto Alegre (rua Otávio Francisco da Rocha, nº 600). Pesquisas, agendamentos e esclarecimentos podem ser obtidos pelo endereço eletrônico memoria@jfrs.jus.br ou pelo telefone (51) 3214 2037. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira desde 08/01/2018, das 13h às 18 horas.
Documentos podem contribuir para estudo da história do Estado e do Brasil da época |
Fonte: Justiça Federal da 4ª Região. Disponível em: https://www2.jfrs.jus.br/jfrs-disponibiliza-documentos-historicos-de-seu-acervo-para-pesquisa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário