sábado, 6 de março de 2010

27ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA – ABA*

Ocorrerá na cidade de Belém/PA, no período entre 01 a 04 de agosto de 2010, reunião com o seguinte tema: Imigração e poder em contextos nacionais e internacionais*

São coordenadores: Maria Catarina Chitolina Zanini (UFSM) e Igor José de Reno Machado (UFSCAR, participará como Debatedora Giralda Seyferth (UFRJ).

Resumo:
Os processos migratórios, passados ou contemporâneos, têm se mostrado objeto de estudo extremamente pertinente para se compreender as complexidades das interações humanas e também das políticas mais amplas acerca dos fluxos de capitais (econômicos, políticos, simbólicos, científicos, entre outros) nos contextos nacionais e internacionais. As migrações enquanto processos transnacionais, produtoras de espaços culturais desterritorializados mediados por famílias transnacionais, fluxos de remessas e comunicações são particularmente relevantes nas atuais conjunturas políticas de restrição à mobilidade humana. Este GT objetiva ampliar o debate acerca das construções teórico-metodológicas utilizadas para se compreender as diversas dinâmicas envolvidas nos processos migratórios, seja do ponto de vista das relações destes com as políticas internacionais, políticas estatais de controles de fluxos migratórios, direitos humanos e aquelas dos estados nacionais e também nas relações cotidianas das diferentes alteridades no contexto do confronto entre “nós” e os “outros” produzidos pelas migrações. Estamos interessados também em reflexões acerca de relações de hierarquia, poder e estruturas de dominação intra-grupos, isto é, entre imigrantes. Etnografias que explicitem as complexidades que envolvem a constituição de comunidades migrantes são particularmente reveladoras desses processos.

INFORMAÇÕES NO SITE http://www.abant.org.br/27rba/

Nenhum comentário:

Postar um comentário