terça-feira, 22 de novembro de 2011

Unesco avalia candidaturas para lista de patrimônios imateriais

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) iniciou nesta terça-feira as reuniões para a avaliação dos mais de 80 elementos culturais candidatos a Patrimônio Imaterial, como o fado português, o mariachi mexicano, o conhecimento dos xamãs jaguares de Yurupari, na Colômbia, e o festival de jardins de Córdoba, na Espanha.

As análises dos elementos estão ocorrendo na ilha indonésia de Bali e devem terminar no próximo dia 29 de novembro. O comitê de especialistas da Unesco vai examinar 49 propostas de 20 países para acrescentar à Lista Representativa do Patrimônio Imaterial e outras 23 para serem incorporadas à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial por precisarem de proteção urgente.
Ensaio de uma ópera de mariachi, estilo de música mexicana candidato
a se tornar patrimônio imaterial da Unesco
Foto: Reprodução Folha Online
A comissão vai considerar 12 propostas de programas que desejam ser incluídos no registro de práticas idôneas de proteção, além de prever a aprovação de ajudas econômicas para esse tipo de atividade.

A diretora-geral da Unesco, Irina Pokova, destacou na abertura do encontro seu caráter universal e que sua missão "é preservar o patrimônio de um mundo cada vez mais global".

"Não queremos ver um mundo de uma só cultura, um mundo de uniformidade; nossa intenção é proteger as identidades", disse Irina.

A Lista de Patrimônio Imaterial inclui práticas e expressões transmitidas de geração para geração como tradições orais, artes cênicas, práticas sociais, rituais e festas.

AVALIAÇÃO

Em entrevista à imprensa, Irina se referiu à recente eleição das novas sete maravilhas naturais do mundo, da organização new7wonders.com, e afirmou que "sem querer menosprezar essa iniciativa privada, as listas da Unesco são uma marca de excelência".

"Nossa seleção passa por sólidos e sérios processos de avaliação, há uma grande diferença entre um projeto privado e o que a Unesco faz", enfatizou Irina.

Até o momento, a Lista de Patrimônio Cultural Imaterial inclui 16 elementos de nove países que precisam de proteção imediata contra o desaparecimento, enquanto a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial contém 213 elementos de 68 países.

A Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural Imaterial foi ratificada por 137 países, requisito indispensável para receber ajuda econômica e assessoria da Unesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário