terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Falando de História é destacado em Relatório Final

A acadêmica  Jaqueline Moraes de Almeida, então graduanda do curso de História da Unicamp, desenvolveu uma pesquisa ao qual intitulou como " A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM HISTÓRIA E CIÊNCIAS HUMANAS NO BRASIL" onde analisa a divulgação da História nas mídias de maneira em geral. 

No início de seu trabalho, Jaqueline ressalta:

De maneira bem geral, este projeto esteve diretamente relacionado à pesquisa por materiais e eventos, em sua maioria, desenvolvidos e divulgados ao o público não acadêmico. Como estudante de graduação em História, estive determinada a observar e catalogar os desenvolvimentos voltados às ciências humanas, em especial, é claro, à história. Tais materiais envolvem, por exemplo, revistas “de bancas de jornal”, filmes, documentários, minisséries, sites e blogs, livros, artigos. Quanto aos eventos, podemos citar as Olimpíadas – como é o caso da Olimpíada Nacional em História do Brasil, que está em sua terceira edição neste ano de 2011 -, as exposições em museus e espaços públicos, as palestras e congressos, entre outros.
Com o intuito de analisar  de analisar a História “fora dos muros acadêmicos” é que Jaqueline se valeu do Falando de História em sua pesquisa, como exemplo de trabalho desenvolvido na internet. O que nos deixou extremamente honrado. Receber esta referência é sinal de que o nosso trabalho tem sido importante, mesmo com as nossas dificuldades. 

Página 4, onde Jaqueline de Moraes de Almeida
faz referências ao Falando de História 
Gostaria de agradecer a colega Jaqueline por citar o Falando de História. Esta citação é importante para o prosseguimento do nosso trabalho! Agradecemos as palavras de incentivo ao Falando de História usadas no Relatório Final. Ficamos lisonjeados por participar deste inventário de espaços criados na internet, desenvolvido pela carissíma colega.

Este reconhecimento fecha com "Chave de Ouro" o nosso trabalho e também nos incita a desenvolvermos ainda mais este trabalho que estamos desenvolvendo desde 2009.

Sobre a autora e o Relatório Final

Jaqueline de Moraes de Almeida é Graduanda em História pela Unicamp, sendo que foi bolsista da IBIC/CNPq  apresentando como relatório final  A Divulgação Científica em História e Ciências Humanas no Brasil. O trabalho que desenvolveu foi orientado pela Profª Cristina Meneguello - que também é a criadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil. 

Documento de referência:
ALMEIDA, Jaqueline Moraes de. A Divulgação Científica em História e Ciências Humanas no Brasil. [Relatório Final 2010-2011]. UNICAMP – PIBIC/CNPq, Campinas, 2011. (em pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário