quinta-feira, 26 de abril de 2012

Brasil ajudou secretamente Argentina na Guerra das Malvinas



O governo brasileiro prestou apoio logístico à Argentina para o abastecimento de armas soviéticas na Guerra das Malvinas, em 1982. A revelação foi divulgada pelo jornal brasileiro O Globo, que, em sua edição de domingo (2204) reuniu documentos oficiais secretos.

Apesar de se manter oficialmente neutro no conflito entre Argentina e o Reino Unido, o Brasil cedeu o aeroporto de Recife para as escalas dos aviões que transportavam mísseis e minas desde a Líbia.

A iniciativa começou com o apoio da União Soviética e de Cuba ao regime militar argentino na Guerra das Malvinas em meio à Guerra Fria, pelo fato de o Reino Unido ser um dos principais aliados dos Estados Unidos.
Dessa forma, segundo um documento secreto da Marinha brasileira, um avião cubano, com aporte da URSS, seguia para Buenos Aires com armas, quando foi interceptado por autoridades brasileiras. A aeronave voava clandestinamente e os países não mantinham relações diplomáticas.



No entanto, o regime militar permitiu a continuação da viagem após uma negociação de seis horas com o país vizinho. Daí em diante, os voos da companhia Aerolíneas Argentinas com armas entre Líbia e Buenos Aires, com escala em Recife, chegaram a alcançar uma frequência de dois por dia.


Nesse período, um documento do Conselho de Segurança Nacional do Brasil registrou que a Argentina estreitou "gradualmente" seus contatos com Brasília, com pedidos de ajuda na compra de aviões, bombas incendiárias, munição para fuzis, sistemas de radar e querosene de aviação. As repostas brasileiras eram quase sempre favoráveis. Mas, quando era negativa, os argentinos recorriam ao apoio do Peru, que teria fornecido caças e mísseis comprados ao mercado negro, segundo O Globo.


O fornecimento de armas também partia de Israel e seguia duas rotas, uma com escalas nas Ilhas Canárias (Espanha) e Rio de Janeiro, e a outra, através de Caracas e Lima.
O jornal ainda publicou um documento da embaixada britânica criticando o Brasil por ceder seus aeroportos aos voos da Argentina com carregamento de armas. Brasília respondeu a Londres que em suas revisões dos voos da Aerolíneas Argentinas "não encontrou nada de natureza militar".



Leia mais
Em crise com Argentina, Reino Unido decide cobrar empréstimo feito à ditadura em 1979
Argentina defenderá direito à soberania das Malvinas na Cúpula das Américas
Reestatização da YPF é uma decisão soberana argentina, afirma Patriota
Reino Unido irá comemorar rendição da Argentina na Guerra das Malvinas em junho


Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário