quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os Blogs de Historia e as TIC´s

Estamos vivendo um momento de transformação tecnológica no campo da comunicação. Hoje são diversos recursos novos. Desde um retroprojetor (considerado por muitos um aparelho obsoleto) passando pelos aparelhos de data-show, tablets, etc. Claro, que estou ciente que principalmente na escola pública, alguns recursos ainda são escassos, mas não dá para negar a existência deles. 
Na Era da Informática, o computador também se torna um recurso indispensável para a prática docente. Maria Teresa Freitas¹, em artigo que intitulou de "Letramento Digital e Formação de Professores", afirma:


Quando se diz que os professores devem ser letrados digitais, essa afirmação se baseia em uma definição restrita ou ampliada? Refere-se à possibilidade de acesso a esses instrumentos ou ao domínio de capacidades básicas para o seu uso? Acesso e uso instrumental fazem-se importantes, mas não atingem o que se espera, de fato, dos professores.
Tenho observado, por meio de nossas pesquisas, que escolas equipadas com computadores e acesso à internet e professores egressos de cursos básicos de informática educativa não têm sido suficientes para que se integrem os recursos digitais e as práticas pedagógicas. (FREITAS, 2010, p. 336)

Encontrei os vídeos abaixo onde colegas da Universidad de San Jose, da Costa Rica  fazem observações muito relevantes sobre os blogs de história como TIC´s ou  Tecnologias de Informação e Comunicação. Realmente é muito interessante a fala produzida pelos colegas Augusto Castro e Mathias Suárez



__________________
¹ Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Professor associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq).

2 comentários:

  1. Fatalmente, bloquear blogs em escolas é ir contra a modernização da educação. Muito se tem falado nos problemas que a internet tem causado nas crianças, adolescentes e jovens em termos comportamentais, mas vejo tais problemas como uma questão de (falta) de educação. Os blogs educativos, sobretudo se utilizados com frequência pelos professores como um recurso didático alternativo, podem ajudar na construção de uma relação madura e sadia entre os alunos e a própria rede.

    ResponderExcluir