segunda-feira, 16 de julho de 2012

O triste fim da TV Tupi há mais de 30 anos atrás


Por  Sergio Denicoli (Blog  Ponto de Análises: Comunicação em Foco)

Primeira vinheta da TV Tupi em 1950. Fonte: Wikipédia
A Tupi foi a primeira estação do Brasil e uma das primeiras do mundo. Estreou no dia 18 de setembro de 1950 e nasceu pelas mãos de Assis Chateaubriand.

Foi nas telas desse canal que surgiu o primeiro telejornal do país, o "Notícias do Dia", que não tinha hora para ir ao ar e era feito com câmeras de cinema. Depois foi substituído pelo histórico "Reporter Esso", numa época em que o noticiário tinha o nome do patrocinador e era montado dentro de agências de publicidade, no caso a McCann Erickson e a J.W. Thompson.

Foi também a Tupi a responsável pelo primeiro beijo na boca em uma novela, que escandalizou a sociedade.

Mas, em 1960, Chateaubriand sofre uma trombose e decide passar a administração do Grupo Diários e Associados, do qual fazia parte a TV Tupi, a 23 funcionários. Em 1968, o fundador da primeira TV do Brasil morre e a Tupi enfrenta problemas administrativos.

Nos anos 70 a audiência cai, anunciantes deixam de investir, as dívidas se acumulam, funcionários ficam sem receber os salários, ocorrem greves e até novelas são interrompidas por falta de verbas.

Operador de camera da TV Tupi RJ, chora, ao ver a emissora fora do ar,
 depois de vigilia realizada em 17 de julho de 1980. 

No dia 17 de julho de 1980, o presidente da república, João Baptista Figueiredo, cassa a licença da TV tupi e a emissora encerra suas transmissões, 29 anos após sua inauguração. Fica um acervo de 200 mil rolos de filmes e seis mil fitas de vídeotape que contam, em imagens, o início da história da televisão no Brasil.

Texto extraído de Blog  Ponto de Análises: Comunicação em Foco. Disponível em: http://pontodeanalises.blogspot.com.br/2007/06/memria-da-tv-o-fim-da-tupi.html

Vídeos relacionados:





Um comentário:

  1. Olá Noé Gomes, como prometido, seu blog já foi divulgado! Fiz de coração, espero que goste!
    Noé, caso queira mais divulgação, conforme as “regras no texto”, seu blog poderá está entre os blogs do “Top Texto”, poderá ganhar uma postagem especial mensal e poderá ter o banner divulgador por um mês no “Top Caneta” podendo ficar por vários meses. Mas, para isto tem que adicionar o banner ou link também do blog Marquecomx na página principal.
    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores! Abra as páginas e veja como ficou.
    Fique na paz, abraço e até breve!

    ResponderExcluir