quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Descaso com o Patrimônio Histórico de São Leopoldo

Texto e fotos: Noé Gomes
Berço da colonização alemã, São Leopoldo é uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul e logicamente possuí um patrimônio inestimável para a História do Estado. Fundada em 1859, a Weinmann & Cia. Ltda foi uma importante fábrica de bebidas e que nos seus ultimos anos, acabou no ramo de vinagre. A empresa localizava-se no Bairro Rio dos Sinos, na rua Dr. Hildebrant.
A construção iniciada no século XIX, constituí um patrimônio histórico para a cidade, que lastimavlemnte tem sido abandonada e que nesta semana, teve parte de sua estrutura desabada!!! Isto é um crime contra a História de São Leopoldo!!!
A foto ao lado é revoltante, pois demonstra o total desinteresse com a arquitetura histórica e com a segurança dos transeuntes, como dá para notar os escombros estão na calçada e o restante pode cair a qualquer momento, podendo ferir quem passe pela rua.
O espaço poderia servir de um Centro de Cultura , de utilidade á população, mas infelizmente está abandonado, destruído
O poder público de São Leopoldo, bem como o Governo do Estado tem que tomar uma atitude contra este descaso!!!

Afinal de contas, além de um descaso com o patrimônio histórico e arquitetônico, é um risco de un acidente com maiores impactos.
A situação do prédio da extinta Weinmann´infelizmente não é a única. Na rua Saldanha da Gama esquina com a rua Brasil (em frente a Garagem da Empresa Central) há um prédio em condições deplorareis também. Sustentado paus, a construção pela aparência deve estar datada do século XIX, está completamente comprometida. De longe é notório que o telhado está completamente torto e que também pode desabar a estrutura a qualquer momento.
Confira mais fotos do prédio da extinta Weimenn:















Foto lateral Prédio rua Saldanha da Gama esquina rua Brasil


3 comentários:

  1. A Casa da Saldanha da Gama já começou a desabar, ou ser desabada... Contamos com tua ajuda no abaixo assinado para defendê-la
    http://dzeit.blogspot.com/2011/11/socorro-patrimonio-historico-em-perigo.html

    ResponderExcluir
  2. Nem parece que o nosso prefeito é formado em História, com certeza deve ter faltado as aulas de Patrimônio Histórico.

    ResponderExcluir
  3. Interessante esta tua observação Prof Vinicíus

    ResponderExcluir