Ontem, terça-feira (dia 26/07) foi comemorado o Dia do Arqueólogo que foi instituído pela Lei Federal 3.924, de Proteção ao Patrimônio Arqueológico. A legislação determina que os bens arqueológicos nacionais pertencem a todos os brasileiros, estando reservados aos arqueólogos os direitos de realizar escavações arqueológicas em qualquer parte do território da União
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (IPHAN) é órgão regulador da atividade, concedendo permissões às escavações Segundo o IPHAN O Brasil possui mais de 22 mil sítios arqueológicos cadastrados.
Para completar as comemorações ocorreu ontem na superintendência do Iphan/RJ uma mesa redonda em comemoração dos 50 anos da Lei de Arqueologia no Brasil. O evento foi organizado pela assessoria de arqueologia da superintendência e contou com a presença de Claudia Carvalho, diretora do Museu Nacional/UFRJ; Ondemar Dias Jr., presidente do Instituto de Arqueologia Brasileira/IAB e da arqueóloga Maria da Conceição Beltrão. O superintendente do Iphan/RJ, Carlos Fernando Andrade, participou dos debates.
Parabéns colegas arqueológos, sem dúvida a História seria impossível de se ser entendida sem a contribuição destes profissionais.
Fonte da informação: site do IPHAN
boa matéria.Agora falta fegulamentar a profissão
ResponderExcluirMas Bene Blog, a profissão de arqueólogo não é regulamentada? Até onde eu sei ela foi regulamentada a partir desta lei que consta no post. A profissão de Historiador que ainda não foi regulamentada.
ResponderExcluirUm abraço
Noé