terça-feira, 17 de agosto de 2010

50 anos de Beatles


Shows em Hamburgo celebram começo dos Beatles há 50 anos
Bambi Kino, formada por músicos americanos, vai homenagear os Fab Four.

Em 17 de agosto de 1960, banda subia num palco pela primeira vez.
Quatro apresentações em homenagem aos Beatles serão realizadas de 17 a 20 de agosto em Hamburgo, norte da Alemanha, no clube onde lançaram sua carreira, por um grupo de artistas conhecidos que resgatará suas primeiras músicas, anunciou a organizadora do evento, Hamburg Marketing.

No dia 17 de agosto de 1960, os Beatles, que na época eram cinco, subiram pela primeira vez em um palco, o "Indra Club", uma acanhada casa noturna de Hamburgo que ainda existe. Os Beatles fizeram depois centenas de apresentações nesta cidade entre 1960 e 1962.

Para celebrar este aniversário, quatro músicos americanos de diferentes grupos, Ira Elliot (Nada Surf, Maplewood), Erik Paparazzi (Cat Power), Mark Rozzo (Maplewood) e Doug Gillard (Guided By Voices), criaram em 2009 o Bambi Kino, que recebe o nome de um cinema de Hamburgo especializado em filmes westerns e pornográficos que abrigou os Beatles em seu começo — em um quarto sem janela, sem banheiro e sem aquecedor.

Um museu foi aberto em 2009 em Hamburgo para celebrar o culto aos Beatles. O prédio de cinco andares, no coração da "Reeperbahn", bairro quente da grande cidade portuária alemã, chama-se "Beatlemania" e retrata o início da carreira dos rapazes de Liverpool. Na época, eles ainda eram cinco jovens músicos ingleses de 17 a 20 anos (John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best), e sem Ringo Starr.

No ano passado, Paul McCartney iniciou a sua turnê europeia nesta cidade.

Matéria extraída de: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/08/shows-em-hamburgo-celebram-comeco-dos-beatles-ha-50-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário