terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um pouco sobre a Guerrilha do Araguaia

O que foi a Guerrilha do Araguaia?

Mapa: Reprodução Blog Guerrilha do Araguaia
A Guerrilha do Araguaia foi um agrupamento de militantes contrários à ditadura militar que acreditavam que a revolução socialista só teria sucesso se acontecesse no interior rural do Brasil.

Os militantes, na maioria membros do PCdoB, escolheram a região no sul do Pará, nas divisas entre o Maranhão e Tocantins. A área, de aproximadamente 7.000 km², foi palco de treinamentos e ações dos militantes, que pegaram em armas e criaram um esquema paramilitar para realizar suas operações.
Entre 1972 e 1975, a Guerrilha do Araguaia foi alvo de uma grande ação do exército, que queriam reprimir e acabar com o movimento.

Durante as ações militares, os agentes de repressão da ditadura teriam cometido graves violações aos direitos humanos, como prisões ilegais e execuções de guerrilheiros e moradores locaism, condenados como “colaboradores”.

Os militares são acusados de sessões de tortura, como estupros e mutilações, além desaparecimento forçado de diversos militantes.

Estima-se que pelo menos 70 dos desaparecidos políticos no Brasil tenham sido mortos por militares durante as ações de repressão no Araguaia. Entre os que sobreviveram depois da ação militar, está o deputado federal José Genoino, que foi detido em 1972. 


Programa Caminhos da Reportagem: A Guerrilha do Araguaia


Parte 1


Parte 2



Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Referências


Texto:  Portal R7. Extraído do Blog Guerrilha do Araguaia. Disponível em: http://guerrilhaaraguaia.blogspot.com/2010/09/em-construcao.html

Vídeos: Programa Caminhos da Reportagem,  TV Brasil - Guerrilha do Araguaia. Reportagem: Emerson Pena e Paula Simas e edição: Floriano Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário