Vista da entrada de Marechal Cândido Rondon-PR |
Além de dar nome a uma importante cidade no estado do Paraná, pertencente na Região Metropolitana de Toledo. Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no município de Santo Antônio de Leverger (MT), no dia 5 de maio de 1865.
Marechal Rondon foi um conhecido sertanista (explorador do interior do Brasil) que atuou na integração do oeste e norte do Brasil e na defesa dos povos indígenas. Formado como militar, o marechal trabalhou na construção de telégrafos para conectar o estado do Mato Grosso com a capital do Brasil – na época, o Rio de Janeiro.
Na defesa dos indígenas, foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e um dos que incentivaram a criação de uma reserva indígena no Mato Grosso – o Parque Nacional Indígena do Xingu. A contribuição de Rondon para a integração das regiões mais isoladas do país fez com que ele fosse homenageado com o nome de um estado: Rondônia.
Rondon tem um consagrado lema "Matar nunca, morrer se preciso for"
Também foi retratado na nota de 100 mil cruzeiros. Não sei se esta nota é do seu tempo.
Ao contrário de Bolsonaro ou Pazuello, Rondon foi um militar por vocação e amante dos estudos, já que largou sua função de professor para ingressar na vida Militar!
Um militar que deu certo. Mestre e homem de valor. Parabéns,
ResponderExcluirExatamente
Excluir