Os engenheiros cartográficos estudam todos os dados referentes ao relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, solo, demografia, densidade população, entre outros fatores que são característicos de determinada região.
A partir destas informações, o cartógrafo consegue reproduzir uma imagem real de um determinado território.
O estudo dos mapas começou a partir dos séculos XIV e XV, quando surgiu o boom das grandes viagens marítimas. Porém, o ser humano já produzia mapas e desenhos cartográficos desde tempos pré-históricos.
Atualmente no Brasil, os principais estudos cartográficos são desenvolvidos pela Marinha e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A tecnologia é uma excelente ferramenta para os cartógrafos contemporâneos, que conseguem explorar as peculiaridades de grandes localidades com maior precisão e rapidez.
Esta data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em homenagem ao mais antigo trabalho cartográfico feito no Brasil, registrado pelo Mestre João, astrônomo pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral.
Em 27 de abril de 1500 (calendário Juliano), Mestre João determinou a latitude da então Baía de Cabrália (atual Porto Seguro, no estado da Bahia).
O documento com o registro cartográfico foi enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano (utilizado atualmente), que corresponde ao dia 6 de maio.
Os mapas são fundamentais para o estudo da geografia, mas também para a história. Por isso, o Canal Falando de História saúda a todos os cartógrafos.
Link Relacionado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário