sexta-feira, 13 de maio de 2022

13 de Maio: uma data a ser contestada ou refletida?


Hoje no quadro Fatos da História, vamos falar de uma data um tanto contestada. A abolição da escravidão no Brasil, realizada em 13 de maio de 1888, era assinada a chamada Lei Áurea. Com esta lei, a escravidão no Brasil oficialmente era encerrada. 

Entidades e ativistas afro-brasileiras, contestam esta data,  exaltam o dia 20 de novembro, criada em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, o Dia Nacional da Consciência Negra . 

No meu ponto de vista há duas questões a serem consideradas:

1° - Com o "fim" da escravidão, os negros continuaram a margem da sociedade, até porque o fim da escravidão no Brasil se deu por pressão internacional, está ligado a proibição do Tráfico Negreiro imposto pela Inglaterra;

2° - O que é a liberdade para quem ficou sem teto, sem perspectiva?  Tendo que enfrentar o racismo estrutural?  

A meu ver foi um avanço mesmo com estas questões graves, porém se o 13 de maio não é uma data tão comemorativa, porque não fazer deste dia, um momento de reflexão e que possa servir de base para políticas afirmativas? 

E você, o que pensa a respeito? Deixe suas impressões no campo dos comentários, não esqueça de deixar o seu like, inscrever-se no canal e acionar o sininho das notificações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário