Nesta terça-feira, 16 de agosto, são comemorados os 39 anos da Universidade Luterana do Brasil. No momento em que enfrenta dificuldades financeiras, a Instituição foca suas atividades na área do ensino e está em tratativas com o Governo Federal para aprovação do Plano de Reestruturação elaborado pela Reitoria.
A data foi celebrada com o ato Abrace a ULBRA, que teve forte adesão da comunidade acadêmica e da sociedade. Promovido pelo Movimento A ULBRA é Nossa, organizado por uma comissão de professores e funcionários, o evento recebeu o apoio da Associação dos Professores da ULBRA (ADULBRA), Associação dos Funcionários da ULBRA Canoas (ASSFULBRA), Diretório Central de Estudantes, Sindicato dos Professores (SINPRO-RS), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado (SINTEP), bem como de representantes da CUT e do senador Paulo Renato Paim.
O Movimento Abrace a ULBRA deseja garantir uma solução para a Universidade, bem como a manutenção dos 6.500 empregos existentes no Complexo Educacional, que está distribuído em seis estados brasileiros. Segundo os seus coordenadores, o movimento é uma resistência à possibildiade de leilão da instituição ou de transferência da sua gestão para o domínio da especulação financeira e da mercantilização do ensino.
Reitoria agradece
Representando a Reitoria, o professor Ricardo Willy Rieth agradeceu a manifestação em apoio à Universidade. Fez a leitura de mensagem do reitor Marcos Fernando Ziemer, que segue abaixo:
Mensagem do Reitor
Prezados colaboradores e professores da Universidade Luterana do Brasil
Caros amigos, autoridades, membros da nossa comunidade de Canoas e região
Hoje se comemoram os 39 anos da Universidade Luterana do Brasil. Queremos, inicialmente, agradecer a Deus por todas as bênçãos que tem propiciado a nossa instituição, em todos estes anos.
A ULBRA é, sem dúvida alguma, parte integrante da história de vida de milhares de pessoas que aqui já deixaram e deixam o seu quinhão de contribuição com seu trabalho.
Também, centenas de professores foram fundamentais na construção do nome da Universidade. E com seu incansável trabalho auxiliaram a ULBRA a ser hoje a sexta melhor universidade particular brasileira, segundo os critérios do MEC.
A ULBRA teve papel fundamental na vida de milhares de alunos egressos que aqui conquistaram seu diploma de curso superior, e hoje exercem a profissão dos seus sonhos. Pelo seu perfil confessional, a Instituição contribuiu e contribui na transformação de alunos em profissionais, mas com certeza, também, na sua formação como pessoas.
Temos, então, muito a agradecer a Deus, nesta data.
A todos vocês que aqui estão, e aos que participam deste movimento independente de apoio à ULBRA, que se repete hoje nas nossas unidades externas, o nosso agradecimento.
Vocês estão fazendo história. Vocês são atores, neste momento, da sua própria história e da história da ULBRA.
Esta mobilização, que surge da vontade dos professores e dos colaboradores, e tem o apoio da comunidade, é muito importante para demonstrar à sociedade o papel transformador da Universidade.
Agradecemos suas manifestações. Agradecemos por se comprometerem, ainda mais, com a nossa Universidade.
Reitoria da ULBRA, como todos vocês sabem, trabalhou na montagem de uma proposta de Plano de Reestruturação da Universidade que está em avaliação pelo governo federal. O mesmo tem a responsabilidade de decidir por uma solução para o pagamento da dívida da instituição, que é o desafio a ser enfrentado.
Nós, da Reitoria, com a colaboração de muitos de vocês, fizemos uma proposta que temos certeza que pode ser o caminho para a solução. Foi um trabalho exaustivo e está em fase de conclusão.
Nesta data, não podemos estar presentes a este ato, pois estamos nos dirigindo a Brasília. Lá, mais uma vez, estaremos em tratativas com o Governo Federal, pleiteando em favor da aprovação do Plano de Reestruturação de nossa Universidade.
Ao retornarmos, no final da semana, estaremos agendando um novo momento de integração com vocês, colaboradores e professores, no qual atualizaremos o andamento das tratativas junto ao Governo Federal.
Muito obrigado, mais uma vez, pelo apoio, amor e dedicação à Universidade, e parabéns a todos nós pelos 39 anos da ULBRA.
Marcos Fernando Ziemer
Reitor
Mensagem da ADULBRA
A Associação dos Professores da ULBRA divulgou seu manifesto em defesa da reestruturação ULBRA, bem como a manutenção dos 6.500 empregos. Leia aqui
Fonte: Site da ULBRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário