domingo, 14 de agosto de 2011

Fundação Cultural Piratini lança programação especial sobre o cinquentenário da Campanha da Legalidade

Imagem: Divulgação Fundação Cultural Piratini
De 15 a 27 de agosto, a TVE e a FM Cultura comemoram o aniversário dos 50 anos da Legalidade exibindo programação especial que reconstitui e debate a época em que Leonel Brizola organizou uma resistência para garantir a posse do vice-presidente eleito, o gaúcho João Goulart.

Confira a programação abaixo: 
TVE
De 15 a 27/8 - Durante a semana que antecede a programação oficial, a TVE exibe programetes produzidos pela TV Assembleia sobre os 50 anos da Legalidade.
Quinta, 25/8, às 20h30min – O programa Memória TVE apresenta especiais produzidos pela emissora sobre a Legalidade. Reprise no domingo, 28/8, às 20h
Sexta, 26/8, às 20h - Entradas ao vivo no Jornal da TVE direto do Palácio Piratini, onde acontece a abertura das festividades dos 50 anos da Legalidade.
Sábado, 27/8, às 20h - Transmissão ao vivo do espetáculo de luz e som em frente ao Palácio Piratini.
Sexta, 26/8, às 22h - TVE Debates Especial - 50 anos da Legalidade
Coordenam a discussão os apresentadores Vitor Dalla Rosa e Patrícia Sallet (TV Assembleia). Para debater foram convidados: Lauro Hagemann, radialista, a “voz” da Legalidade, que ajudou a comandar a rádio Guaíba, requisitada pelo Governo do Estado para a formação da Rede da Legalidade, nos porões do Palácio Piratini, Ney Ortiz Borges, ex-deputado estadual, em 1961, vice-líder do PTB na Assembleia na época e também líder do Governo João Goulart na Câmara Federal, Juremir Machado da Silva, jornalista, escritor, autor do livro Vozes da Legalidade, colunista do Correio do Povo e professor da PUC, e Paulo Vizentini, professor de história da UFRGS e pesquisador.
FM Cultura
15 a 27/8 - Drops da Legalidade: programetes que reconstituem os fatos mais marcantes de 1961: a cultura, o esporte, a política e os movimentos sociais, destacando os principais acontecimentos daquele período que resultou na formação da rede da Legalidade para garantir a permanência constitucional de João Goulart na presidência do Brasil.
Sexta, 26/8, às 13h - Cultura na Mesa Especial – O programa será apresentado direto dos porões da Legalidade, no Palácio Piratini. O especial contará com entrevistas, gravadas e ao vivo, com personalidades da época salientando a importância do Movimento da Legalidade, seus personagens, o legado deixado por Leonel Brizola e as mudanças políticas no Brasil.
Sexta, 26/8, às 16h - Transmissão de debate com principais personagens da época: FM Cultura transmitirá o debate em parceria com emissoras filiadas à Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão, AGERT; pela Secom/RS.
Formação da Rede de Rádios da Legalidade: após o debate com personalidades que viveram a época, será realizada a transmissão exclusiva do discurso histórico de Leonel Brizola, com 36 minutos, proferido no dia 27 de agosto de 1961.

Fonte: Site da TVE-RS Disponível em: http://www.tve.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=438

Nenhum comentário:

Postar um comentário