quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Burle Marx, o paisagista do século, é homenageado pelo Google

Imagem: Divulgação Blog FH


O logotipo (dodle) do Google desta quinta-feira (04) se tranformou em um jardim, fazendo referência aos projetos de arquitetura de jardim, do artista Burle Marx.

Conhecido como o paisagista do século, Burle Marx foi desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias.

Biografia de Burle Marx 

Burle Marx nasceu em São Paulo, no dia 04 de agosto de 1909. Filho de Cecília Burle e Wilhelm Marx. Com apenas 4 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde seu pai fundou uma empresa de importação e exportação de couro. Aos 8 anos de idade, Burle Marx começou a cultivar mudas e colecionar plantas. Influenciado por sua mãe, que colecionava rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões. E por sua babá, Ana Piascek que o ensinou a preparar os canteiros e a observar a germinação das sementes do jardim e da horta. Aos 19 anos, Burle Marx teve um problema nos olhos e se mudou para Alemanha, em busca de tratamento. Aproveitou sua estada no país, para estudar pintura. Tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.

Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho. Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono.

Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário